Marcar a prova da OAB no início de outubro não foi arriscado demais?

Terça, 21 de julho de 2020

Marcar a prova da OAB no início de outubro não foi arriscado demais?

Quem acompanha o Blog diariamente já sabia com muita antecedência que o adiamento de ontem não seria nenhuma surpresa.

Desde o dia 24 de junho que levantei essa possibilidade, quando o estado de São Paulo adiou o retorno às aulas para setembro.

24/06/20Aulas em São Paulo só voltam em setembro: OAB pode adiar 2ª fase novamente

E com a sucessão dos eventos, essa certeza foi sendo construída até virar uma verdadeira demanda:

30/06/20 - Novo Decreto inviabiliza o Exame de Ordem em Goiás

08/07/20 - Prova da OAB em agosto cada vez mais improvável

13/07/20 - Aulas no Piauí só voltam em 22 de setembro

15/07/20 - Ceará exclui retorno das aulas presenciais da agenda de retomada

17/07/20 - Prova da 2ª fase da OAB em agosto tornou-se inviável

20/07/20 - OAB já deveria se posicionar logo sobre o adiamento ou não da prova

E no próprio dia em que o Blog pleiteou um posicionamento (ontem), este efetivamente aconteceu.

Ciente dos problemas, a OAB efetivamente adiou a prova, remarcando-a para o dia 4 de outubro:

Comunicado: OAB remarca prova para 4 de outubro

Este foi o 4º adiamento seguido da prova da 2ª fase do XXXI Exame de Ordem, que deveria ter sido aplica lá no distante 4 de abril.

E, sinceramente, eu achei a nova data mal escolhida.

Não que eu queira uma data ainda mais distante, por óbvio! Quanto antes termos essa prova, melhor! Ninguém aguenta mais tantos adiamentos!

Cadastre-se no Telegram do Blog.

Cadastre-se no Whatsapp do Blog

E o problema está aí: 4 de outubro carrega em si um risco MAIOR de termos novamente um adiamento.

E por que penso assim?

Desde o dia 12 de março, quando levantei a bola de que a pandemia poderia afetar o Exame, que acompanho diariamente desenrolar dos fatos, fazendo as análises pertinentes:

12/03/20 - Escalada do coronavírus pode afetar o Exame de Ordem

E tenho uma clara percepção sobre a natureza da pandemia: sua evolução é lenta!

Os 4 adiamentos mostram que nossa percepção sobre como ela evolui é equivocada. Achamos que uns dois meses bastam para o quadro evoluir e o pior dela passar, mas na prática ela vai não só se sustentando como teimosamente se sustenta.

Ou seja, um processo lento e constante e nós não estamos nos atentando a isto.

Aí vem a pergunta: em outubro teremos mesmo uma melhora do quadro? Há tempo para isto?

Meu medo é que a resposta seja negativa.

Até agora (notem bem: até agora) os decretos estaduais que vedam o retorno às aulas vão até setembro, mais precisamente, 22 de setembro, mas esta é a realidade do momento, é a realidade de hoje, 21 de julho de 2020.

Ao chegarmos cada vez mais próximos de meados de setembro, caso a curva descendente de contaminações não decaia, o risco de alguns governadores de prorrogar os decretos de retorno das aulas é altíssimo.

E, caso isto ocorra, a OAB será mais uma vez compelida a adiar pela 5ª vez a prova.

Ontem imaginei que a Ordem remarcaria a prova para final de outubro ou mesmo início de setembro, o que seria mais segura para evitarmos um novo adiamento, mas ela resolveu ser mais incisiva.

É uma escolha, é claro! Mas pela natureza da evolução da pandemia há ainda um risco de novo adiamento.

Aqui, confesso, espero estar errado. Em alguns estados já estamos vendo uma boa regressão da doença, o que é um excelente sinal para todos. Essa regressão pode seguir um bom ritmo e se espalhar pelo país. Sabemos que em outros estados as contaminações têm crescido, mas a doença aparentemente segue uma lógica e talvez, em breve, para estes estados a situação começe a melhorar a tempo de termos a prova da 2ª fase em 4 de outubro.

Segundo a Folha de São Paulo, em praticamente todas as regiões do mundo mais duramente afetadas pelo novo coronavírus e que já retomaram suas atividades, há uma queda sustentada no número de mortes e infecções, e isso tem sido visto tanto na Europa como nos estados brasileiros e norte-americanos mais contaminados. 

No Brasil, cidades como São Paulo, Manaus, Rio e Recife estão reabrindo até agora sem repiques. Entretanto, a epidemia ainda se alastra no interior, assim como nas regiões Sul e Centro Oeste, até então poupadas.

Ou seja: em algumas localidades a situação está se estabilizando, em outras ainda teremos dificuldades, mas de toda forma estamos vendo o surgimento de um horizonte. Ainda assimétrico, mas finalmente um horizonte.

E porque faço esta análise?

Por uma razão simples: já tivemos adiamentos demais para nos deixar iludir. A prova está marcada para 4 de outubro, mas já preparem o coração para a possibilidade de mais um adiamento.

E isso é de grande importância para se combater a DESMOTIVAÇÃO!

O que mais vejo entre os muitos examinandos é a desmotivação, a perda completa da vontade de estudar em função das indefinições.

E isso é péssimo!

Como já tratei antes aqui no Blog, o problema não é termos ou não a prova, mas sim vocês conseguirem se manter MOTIVADOS para estudar. 

O nível de desmobilização é cada vez maior! Nada parecido jamais aconteceu em toda a história do Exame de Ordem.

Vocês precisam assegurar a preparação exatamente agora, em um momento de instabilidade, pois quando a prova vier, não serão surpreendidos com o pouco tempo que restará até sua aplicação.

É preciso acreditar que teremos a prova não porque ela ocorrerá de fato, mas sim porque essa crença servirá de motivação para se estudar. Esse é o "X" da questão!

Tendo a prova ou não, vocês precisam manter um mínimo de ritmo de estudo. Isso é fundamental para evitar o esquecimento de tudo o que foi estudado.

É o que importa quando o assunto é preparação para a OAB.

Preparem-se para a possibilidade de mais um adiamento. Não se impressionem se isso acontecer e, acima de tudo, NÃO deixem de estudar!

Estudem nem que seja um pouquinho por dia.