OAB já deveria se posicionar logo sobre o adiamento ou não da prova

Segunda, 20 de julho de 2020

OAB já deveria se posicionar logo sobre  o adiamento ou não da prova

Uma observação interessante que fiz ao me lembrar dos 3 adiamentos anteriores da 2ª fase do XXXI Exame de Ordem: o quadro da pandemia não muda da noite para o dia.

A Ordem tem adiado as provas na expectativa de que o tempo melhore a situação no país, tornando possível a aplicação da prova. Entretanto, o que vemos é, no presente momento, uma relativa estabilização geral no número de contaminados e de falecimentos decorrentes da pandemia. Estaríamos agora no que os especialistas chamam de "platô":

OMS: transmissão do coronavírus no Brasil atingiu "platô"

Covid-19: Especialista da Fiocruz crê que platô durará mais semanas no país

Ou seja: a evolução da doença segue um padrão relativamente lento e estável. Temos que considerar, é claro, os diferentes estágios da pandemia no território nacional. Em alguns lugares a situação está um pouco melhor; noutros, pior.

Em função disto temos vários estados que já remarcaram o retorno às aulas para depois da data agendada pela OAB: 30 de agosto.

Prova da 2ª fase da OAB em agosto tornou-se inviável

A lista de estados com restrições para o retorno às aulas em agosto, até a última quarta, já era considerável: São Paulo, Piauí, Goías, Distrito Federal, Paraná e Ceará.

E agora, neste último final de semana, Santa Catarina também inviabilizou, via decreto, a aplicação da prova:

Governo de SC anuncia medidas restritivas para 7 regiões em nível gravíssimo por causa da Covid-19

Na realidade, hoje só temos 11 estados e mais o DF com previsão para o retorno das aulas. Nos outros 14 Estados, as aulas continuam suspensas e sem data para voltar:

11 Estados e DF já têm previsão para aulas presenciais

Infelizmente não é possível fazer mágica nessas condições e muito menos alimentar a vã esperança de que até o dia 30/07 a OAB decida pela aplicação da prova.

A data de 30/07 é hipotética. Não sei em que dia a Ordem se manifestará quanto a aplicação ou não da 2ª fase, mas até agora ela o tem feito com um mês de antecedência.

Prova da 2ª fase da OAB em agosto tornou-se inviável

E o faz neste prazo devido a logística de aplicação de uma prova: leva um mês para deixar tudo pronto.

Estratégia de estudo para a OAB durante a pandemia

Sinceramente? O que vai mudar de hoje, dia 20/07, até o dia 30/07?

Nada vai mudar...

Seria bom a Ordem tomar logo sua decisão, pois isso aplcaria a IMENSA ansiedade vivida por dezenas de milhares de candidatos.

Não, claro, uma decisão fácil de se tomar, mas isso precisa acontecer. E se for agora, melhor: ajudaria demais no planejamento e no emocional dos examinandos.