Reportagem investigativa da Revista Crusoé envolve o nome da FGV

Quarta, 14 de agosto de 2019

Reportagem investigativa da Revista Crusoé envolve o nome da FGV

A reportagem de capa desta semana da Revista Crusoé, vinculada ao site O Antagonista, mencionou o nome da FGV Projetos, a responsável pelo Exame de Ordem.

A matéria trata do patrocínio da Itaipú Binacional a diversos eventos jurídicos, com a participação de várias autoridades do Judiciário.

Documentos obtidos pela revista eletrônica mostrariam, supostamente, que a hidrelétrica funcionou, durante anos, como um caixa que bancava mordomias e viagens de ministros do STF, STJ, TST, de TRF's e de tribunais estaduais.

Ao final da reportagem a Crusoé afirma que uma série de processos de interesse da Itaipu estariam sob os cuidados de muitos dos magistrados que participaram destes eventos.

Teriam sido desembolsados, desde 2013, pelo menos 16 milhões de reais para eventos jurídicos diversos.

O dinheiro de Itaipu teria sido usado para custear dezenas e dezenas de passagens em classe executiva para os Estados Unidos e a Europa, além de hospedagens em hotéis sofisticados e pagar por palestras proferidas por magistrados.

Vejam também:

FGV vive devassa financeira e é apontada como elo legal para propina no Rio

MPRJ investiga FGV por várias contratações sem licitação com governo do RJ

FGV é proibida de fechar novos contratos com poder público após condenação em SP

Fraude no Exame: Hackers invadiam sistema da FGV e adulteravam resultados

Entre os magistrados apontados, estão seis ministros do STF: José Antonio Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski.

Também aparecem na lista o presidente do STJ, João Otávio de Noronha, e outros 18 ministros do STJ.

O rol também incluiria de juízes de primeira instância e desembargadores, além de outras autoridades convidadas para estes eventos, como o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o senador Jaques Wagner, o ministro do TCU, Bruno Dantas, entre outros.

Tudo era viabilizado por convênios firmados pela Itaipu com entidades que pediam dinheiro com a justificativa de difundir conhecimento jurídico.

Entre essas entidades, a FGV Projetos, que, em parceria com o CFOAB, aplica o Exame de Ordem Nacional.

A Crusoé aponta a FGV como a instituição com a maior captação de recursos para eventos jurídicos. A Fundação teria levantado R$ 4,9 milhões para a produção de 9 seminários e palestras, além de um estudo sobre a imagem do Judiciário.

Confiram no link a seguir a ampla reportagem da revista: Usina de Mordomias