Fraude no Exame: Hackers invadiam sistema da FGV e adulteravam resultados

Terça, 4 de junho de 2019

Fraude no Exame: Hackers invadiam sistema da FGV e adulteravam resultados

A Polícia Federal em São Paulo identificou ao menos dois advogados que conseguiram a aprovação na segunda fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) após pagarem a hackers para adulterarem o site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que realiza o exame nacional.

Sigam o Whatsapp do Blog - 61.99314.4383

Segundo o delegado da PF Luiz Roberto Ungaretti de Godoy, responsável pela operação realizada nesta terça-feira (5), a quadrilha foi descoberta após monitoramento da deep web, que é o nome que se dá a uma parte da internet que não pode ser acessada por meio de mecanismos de busca e fica oculta ao grande público. No submundo da web, os criminosos recrutavam vítimas e passavam informações sobre como evitar ser investigado pela polícia.

VÍDEO - PF identifica dois advogados aprovados no exame da OAB com fraude de pagamento a hackers

?Identificamos que a quadrilha realizava uma série de crimes virtuais, como estelionato, furto, fraudes em concursos e similares, fraudes bancárias e também venda de cartões de crédito clonados. Entre as fraudes havia a invasão indevida de bancos de dados de instituições, como a FGV, que faz o exame da OAB?, disse o delegado.

Os aprovados indevidamente na prova pagavam à quadrilha por meio de criptomoedas, com o objetivo de impedir o rastreamento dos pagamentos. ?Mas hoje também temos nossos meios de rastrear esta forma?, afirmou Ungaretti.

A quadrilha agia por meio da adulteração de dados dos candidatos no site da FGV. Era alterada a nota do candidato que realizou a segunda fase do exame diretamente no sistema da fundação que realiza o concurso, e o nome do candidato, assim, era colocado na lista de aprovados.

?Já identificamos dois advogados que tiveram a aprovação no exame com a mudança feita pelos hackers. Eles invadiam o sistema da FGV e conseguiam alterar a nota da segunda fase, da prova dissertativa?, salientou o delegado. ?E colocavam o nome na lista (dos aprovados)?.

A operação, chamada de ?Singular?, foi realizada nesta terça-feira após dois anos de investigações. Cinco pessoas foram presas e a investigação continua para verificar a possível participação do grupo na fraude de outros concursos públicos realizados pela FGV.

?Não temos a informação da participação de funcionários de nenhuma das instituições, nem da FGV, nem da OAB. Tivemos a colaboração de ambas as entidades para a investigação?, afirmou Ungaretti. ?A participação da quadrilha em outros concursos públicos ainda está em investigação?.

Dos mandados de prisão, dois foram cumpridos em São Paulo (um na capital e outro em Santos); dois no Rio Grande do Sul (em Santa Maria e Tapes) e outro no Ceará (Fortaleza). Os agentes também cumpriram cinco mandados de busca e apreensão.

Fonte: G1