XXVI Exame de Ordem: Teremos anulações de ofício hoje?

Segunda, 20 de agosto de 2018

XXVI Exame de Ordem: Teremos anulações de ofício hoje?

Neste Exame, ainda no dia da prova objetiva, apontei em primeira mão a falha da questão repetida de Filosofia e, na manhã da 2ª, que a outra questão de Filosofia também era repetida:

FGV repete questão de Exame anterior no XXVI Exame. Anulação deve ocorrer

Está faltando criatividade para a FGV: Outra questão de Filosofia copiada

Aidna na segunda, após a repercussão dessa descoberta, surgiu um burburinho sobre eventuais anulações de oficio dessas duas questões. 

Consultei diretante o próprio coordenador nacional do Exame de Ordem, o Dr. Felipe Sarmento, para passar para vocês a informação correta, sem nenhum oba-oba:

OAB não vai anular as questões de Filosofia de ofício

E, de fato, não teremos anulações de ofício nesta edição do Exame. 

Isso não quer dizer que não vamos ter anulações, mas sim que, na hipótese de ocorrer alguma anulação, ela seguirá os prazos previstos no edital.

Anulações de ofício são aquelas em que a banca anula alguma questão, ou questões, fora das datas previstas no edital.

É importante pontuar que o Dr. Felipe Sarmento não fez qualquer juízo de valor quanto ao mérito dos recursos elaborados pelo Blog. Ele disse tão somente que os recursos dos candidatos serão analisados dentro dos trâmites normais e que na data do resultado final da 1ª fase a Ordem fará saber o posicionamento da banca, tal como previsto no edital, anulando questões ou não, em conformidade com o entendimento a ser colhido da banca recursal.

Vamos primeiro delimitar o que é o quê para deixar tudo muito claro:

Anulação de ofício: A banca se antecipa e publica as anulações ANTES da data prevista no edital. 

Retificação: A banca altera o gabrito oficial de alguma questão da prova objetiva, trocando uma alternativa por outra.

Tivemos em duas oportunidades anulações de ofício, ou seja, fora do cronograma do edital e sem a interposição de recursos. A primeira foi no IX Exame de Ordem, cuja reprovação na 1ª fase, sem as anulações de ofício, estimei em 93%. E a última foi, como falei mais acima, foi no XXI Exame, quando a reprovação sem as anulações deve ter sido de 88%.

FGV publica hoje a lista preliminar de aprovados no XXVI Exame de Ordem

Reprovações tão altas que constrangeram a Ordem e a "sensibilizou" quanto a necessidade de anular de ofício, para as estatísticas não ficarem assim tão feias (e as críticas não serem ácidas).

Mas, como agora sabemos, a OAB perdeu completamente o pudor em reprovar, e não está mais nem aí para as estatísticas, tal como ficou tristemente consignado no XXIII Exame, o pior de todos os tempos.

Pois bem! Nessa edição, portanto, só poderemos ter anulações dentro do prazo recursal, ou seja, apenas no dia 27/08 saberemos o que vai na cabeça da OAB quanto a esta prova.

Lembrando que na anulação a questão perde sua validade e o ponto dela é atribuído indistintamente a todos os candidatos, majorando a nota de cada um. E quem acertou a questão simplesmente mantém sua nota.

Já na retificação o gabarito da questão é alterado, e quem colocou a alternativa certa, de acordo com o novo gabarito, ganha um ponto, e quem colocou a resposta certa, de acordo com o gabarito original, antes da retificação, perde o ponto, tendo sua nota reduzida. A questão, neste caso, não sofre os efeitos da anulação, mas tão somente tem sua resposta correta alterada.

E nesta edição, certamente, a retificação já ocorreu, quando o Blog também alertou, em primeira mão, a falha no gabarito da prova verde, prontamente retificada ainda na 2ª feira.

Lembrando que o prazo recursal começará amanhã!

Vamos aguardar a lista!