OAB não vai anular as questões de Filosofia de ofício

Quarta, 8 de agosto de 2018

OAB não vai anular as questões de Filosofia de ofício

Acabei de conversar com o Coordenador Nacional do Exame de Ordem, o Dr. Felipe Sarmento, e ele me informou que não teremos anulações de ofício nesta primeira fase.

Isso não quer dizer que não vamos ter anulações, mas sim que, na hipótese de ocorrer alguma anulação, ela seguirá os prazos previstos no edital.

Anulações de ofício são aquelas em que a banca anula alguma questão, ou questões, fora das datas previstas no edital.

Um exemplo ocorreu, por exemplo, no XXI Exame de Ordem, quando duas questões foram anuladas quando da divulgação do resultado preliminar da 1ª fase.

Ontem tivemos a retificação, de ofício, das quatro questões da prova verde, após o Blog, ainda na noite de domingo, ter alertado e publicado a falha no gabarito daquela prova. Isso foi um caso excepcional, justificado por uma falha muito específico. Ainda na noite de domingo adiantei que o gabarito seria retificado já no dia seguinte, pois tratou de um erro material manifesto e incontornável.

O Dr. Felipe Sarmento não fez qualquer juízo de valor quanto ao mérito dos recursos elaborados pelo Blog. Ele disse tão somente que os recursos dos candidatos serão analisados dentro dos trâmites normais e que na data do resultado final da 1ª fase a Ordem fará saber seu posicionamento, tal como previsto no edital, anulando questões ou não, em conformidade com o entendimento a ser colhido da banca recursal.

Ou seja: ainda está tudo em aberto e cabe a gente preparar da melhor forma possível os recursos. Não teremos quaisquer antecipações, mesmo em razão das questões repetidas de Filosofia.

Aliás, foi assim mesmo que aconteceu no VII Exame de Ordem. As questões, ao fim, foram anuladas naquela oportunidade, mas seguindo o prazo recursal normal.

Evidentemente a OAB está ciente de todos os problemas e questionamentos feitos (eles acessam a internet, vejam só) e vai se manifestar no momento oportuno.

O resultado preliminar será divulgado no dia 20/08.

O prazo recursal será entre os dias 21 e 24/08.

O resultado final da 1ª fase - com anulações ou não - será conhecido no dia 27/08.

Confiram os recursos - e ponderações - já feitos pelo Blog:

A grande razão pela qual as questões de Filosofia DEVEM ser anuladas!

XXVI Exame de Ordem: Recurso para a questão de Administrativo

XXVI Exame de Ordem: Recurso para a questão de Direitos Humanos

Até o momento são estes os recursos. Não vislumbrei mais questões passíveis de anulação.

Lembrando também que não teremos mais retificações de gabarito:

Quem tem 40 pontos está mesmo na 2ª fase da OAB?

Boa noite!