Hora de preparar os recursos!

Sexta, 12 de julho de 2019

Hora de preparar os recursos!

Como vocês sabem, na próxima segunda-feira teremos abertura do prazo recursal da 1ª fase do XXIX Exame de Ordem. A análise dos recursos pela FGV só é feita se os recursos foram personalizados, ou seja, cada candidato tem que elaborar suas próprias razões recursais.

Isso porque a FGV tem um sistema que compara as redações dos recursos e elimina aqueles que forem iguais.  Essa eliminação, evidentemente, é ruim para as pretensões dos candidatos.

E é ruim porque a FGV só leva para análise da OAB os recursos das questões que receberem muitas impugnações por parte dos candidatos.  Recursos sem grandes reclamações sequer são analisados.

A partir daí são elaborados pareceres defendendo as questões, permitindo assim que a Comissão Recursal do Exame de Ordem possa decidir se irá ou não anular alguma questão.

Abaixo os recursos já elaborados pelo Blog:

XXIX Exame de Ordem: Recurso Direito Ambiental - Recurso elaborado ainda na madrugada do domingo da prova para a segunda-feira. A questão tem sem a menor sombra de dúvida duas alternativas corretas. Alta probabilidade de anulação.

XXIX Exame de Ordem: Recurso Direito Civil - Recurso elaborado pela professora Marina, com excelente chance de anulação.

Prova da Ordem tem questão repetida de concurso público - Recurso elaborado na segunda-feira. A questão em si não está errada: tecnicamente ela não tem vícios. Contudo, ela é uma cópia descarada de uma questão da Cesgranrio, aplicada no concurso para advogado júnior da Petrobrás em 2012. Na minha ótica, essa cópia é vergonhosa e a OAB não deve deixar passar batido. Alta probabilidade de anulação.

Logo, é necessário que vocês personalizem seus recursos para que, na segunda-feira, assim que o prazo recursal foi aberto, possam protocolá-los. A união dos candidatos neste momento é fundamental.

Basta fazer uma paráfrase dos recursos disponibilizados pelo Blog ou outros recursos porventura encontrados na internet. 

Sob minha ótica apenas os recursos feitos pelo Blog têm reais chances de sucesso perante a banca.  Analisei outras possibilidades e não consegui me convencer da viabilidade dos demais recursos.

Alguns destes, inclusive, foram elaborados até para questões sem erros. Já outros recursos efetivamente são pertinentes, mas não guardam aquele tipo de problema que convence a OAB anular de verdade uma questão.

Aproveitem o final de semana para preparar em suas razões recursais. Convençam seus amigos, inclusive os aprovados, a recorrerem.

Como calcular as chances de sucesso nos recursos da OAB?

Na segunda-feira publicarei um tutorial sobre como apresentar os recursos, algo bem tranquilo de se fazer.  Preocupem-se neste momento apenas com os fundamentos de seus recursos.

 Lembrando sempre que eventuais anulações não prejudicam os candidatos. Quem acertou  uma questão anulada mantém a nota, e quem errou ganha um ponto.