Existe rigor na correção das provas da 2ª fase da OAB?

Sexta, 17 de maio de 2019

Existe rigor na correção das provas da 2ª fase da OAB?

Existe rigor dos corretores das provas subjetivas da OAB?

Essa é uma pergunta muito comum, e também muito relevante, feita por todos que estão aguardando o resultado da 2ª fase, que será divulgado na próxima sexta, 24/05.

Todo mundo sonhando com, ao menos, uma correção justa de sua prova.

E como funciona essa questão? Existe mesmo um rigor diferenciado entre uma banca de 2ª fase e outra?

A resposta é não! Não existe um rigor nas correções em função da banca, mas existe outro problema: a qualidade da correção.

Uma semana para o resultado do XXVIII Exame de Ordem

Cadastrem-se no Whatsapp do Blog e recebam a lista de aprovados diretamente no celular - 61.99314.4383 - Ao cadastrar mande uma mensagem.

O rigor na 2ª fase ocorre ANTES da aplicação da prova, exatamente durante a sua formulação, e não depois.

Exemplos incontestáveis disto nós encontramos na prova de Trabalho do XXVI Exame, por exemplo, absolutamente fora do escopo e muito mais difícil do que qualquer edição anterior, tendo rendido até uma análise especial do Blog:

O quão nojenta foi a peça de trabalho do XXVI Exame de Ordem

Posso também mencionar o recentíssimo exemplo de Civil do XXV Exame de Ordem. A prova regular foi bem difícil (um Resp), enquanto a reaplicação de Porto Alegre foi um passeio no parque (uma ação de alimentos, provavelmente a peça prática mais fácil de todos os tempos).

Candidatos indignados com a 2ª fase de Porto Alegre

Ou seja: o rigor da banca ocorre quando a prova é elaborada, e vocês sentem isso, obviamente, no dia da aplicação da prova.

E as correções? Existe um rigor nelas?

Eu não chamaria, propriamente, de rigor. Mas sim de técnica específica e, claro, que envolve a possibilidade de falha humana.

Os corretores da prova simplesmente tentam enquadrar a redação dos candidatos com os respectivos espelhos. Se o candidato respondeu em consonância com o espelho, a nota é atribuída. Do contrário, tira zero no item.

Aqui surge o grande problema: a prova é subjetiva, e não raro os candidatos escrevem no MESMO SENTIDO do espelho, mas usando palavras de forma diferente.

O grande problema das correções, portanto, está na INTERPRETAÇÃO que os corretores dão para as redações dos candidatos.

E, creiam-me, isso gera muita discordância!

A grande massa dos reprovados discorda da forma como a banca interpretou suas redações. Isso é extremamente comum.

Uma outra parte discorda do próprio espelho, questionando a interpretação da banca, mas neste ponto pouco pode ser feito.

Trabalho de forma pioneira na elaboração de recursos da 2ª fase desde 2008, e criei a metodologia, hoje amplamente usada por outros professores e cursinho, de atacar de forma lógica esse tipo de falha.

O rigor na correção das provas da 2ª fase da OAB!

No dia do resultado, caso a aprovação não venha, o Provimento, coordenado por mim, dará todo o apoio aos candidatos na elaboração dos recursos da 2ª fase da OAB.

Sim! Com um bom recurso a correção pode ser revista e salvar a aprovação do examinando.

Já testemunhei casos em que candidatos majoraram suas notas em até 3 pontos, como também já vi candidatos reprovarem por apenas um décimo e não ter como resgatar sua nota, pois a correção foi feita de forma correta.

Existe uma boa gama de possibilidades nas correções.

Na média, podemos dizer que as correções são medianas. Não é possível ainda elogiá-las.

Percebam, portanto, que o X da questão está no processo de enquadramento das respostas, e isso não é feito por uma banca, mas sim, isoladamente, por pessoas, prova por prova.

Os corretores se consultam quando há uma dúvida de interpretação quando a redação de um candidato. Neste caso, a correção é feita após o surgimento de um consenso entre quem consulta e o consultado.

Agora, neste momento, as correções devem estar para terminar. Vamos torcer para que a qualidade geral delas cresça para esta edição. De uma forma geral, houve uma pequena melhora após o XX Exame, que teve a pior correção de todos os tempos.

Na próxima sexta-feira saberemos então a verdade!