A semana do ajuste fino para a prova da 2ª fase

Segunda, 4 de junho de 2018

A semana do ajuste fino para a prova da 2ª fase

Eis que, de forma um tanto estranha, reentramos na reta final, mais uma vez, da prova da 2ª fase do XXV Exame de Ordem.

E desta vez, diferentemente de 2 semanas atrás, os candidatos não sabem muito bem o que fazer para continuar a preparação de forma útil, pois tudo já foi visto e revisto.

O grande problema neste momento é não saber bem o que fazer, pois o planejamento original já foi todo executado.

Considerem primeiro uma vantagem que vocês têm neste momento: as provas serão as mesmas que seriam aplicadas anteriormente.

Não se aplica o argumento de que as provas serão mais difíceis em função do adiamento porque a FGV simplesmente não usou as provas naquela oportunidade, ou seja, ela não precisou reimprimir nada. Até, obviamente, por conta do custo envolvido nisto.

Vocês então têm tudo para irem muito melhor na prova em função do tempo extra de estudo.

Como conduzir então a preparação nesta reta final?

1 - Peguem os simulados de vocês, provas antigas e simulados de amigos de outros cursos e LEIAM os enunciados. 

Trata-se de entender como a Ordem constrói a narrativa das peças e questões e distribui os problemas de Direito material e processual em cada caso.

Vocês precisam entendê-lo agora: o espelho da prova subjetiva da OAB

Anotem os pontos de controvérsia, enumerando-os.

Entendam as narrativas e encontrem quais soluções são aplicaveis em cada caso.

2 - Verifiquem, de forma concomitante com a atividade acima, se as remissões nos vades estão bem estruturadas, e se vocês conseguem estabelecer com tranquilidade a interação entre a identificação dos pontos de narrativa e sua localização no vade. 

Todo o treinamento deve ser feito com o vade mecum de agora em diante.

3 - Refaçam os roteiros de todas as peças que vocês já elaboraram, dando especial enfoque aos pontos nas redações dos problemas onde estavam as indicações de que cada peça em questão representaria a solução para os casos apresentados.

O controle do tempo durante a prova subjetiva da OAB

Esse é um exercício especialmente útil para vocês treinarem a identificação correta da peça.

4 - Quais são, ainda, os pontos em que vocês têm mais dificuldades? Essa semana deve ser utilizada para debelar esses pontos. 

Podem tanto ser questões de Direito Material como também na construção das peças e sua busca no vade.

Abreviaturas na prova prática da OAB: Guia simples de redação

Revisitem os pontos que vocês mais erraram ou tiveram dúvidas ao longo da preparação e aprofundem neles.

5 - Consultem o índice remissivo de seus vades em conjunto com as remissões já feitas. Verifiquem o rol de legislações atinentes as suas disciplinas para se inteirar de todo o universo passível de ser cobrado na prova e não ser surpreendido em momento algum.

Um dos grande problemas na 2ª fase, especialmente nas questões, está em não saber localizar, eventualmente, onde está o determinado fundamento legal para um problema em específico. 

Esse exercício serve exatamente para vocês saberem que para cada problema há uma fundamentação em específico. A dificuldade está em achar o fundamento. Treinando agora esse problema tende a ser mitigado.

6 - Reveja aulas das peças mais importantes de sua disciplina. Sugiro que leiam o texto abaixo, em que elenco a incidência de cada peça em todas as disciplinas:

As apostas para a 2ª fase do XXV Exame de Ordem

7 - Construam, de agora, a confiança para esta prova. Acreditem, e porque é verdade mesmo, que toda a conjuntura está ao favor de vocês.

A correção não vai ser mais difícil ou mesmo as provas o serão. O tempo extra que lhes foi dado, se bem utilizado, vão deixá-los em um estágio de preparação MELHOR do que quaisquer outros candidatos nos últimos 7 anos do Exame de Ordem.

O adiamento, em que pese os problemas inerentes a ele, caiu do céu para vocês.

Façam a sua parte e vocês verão que na hora da prova haverá uma sensível diferença entre os candidatos do dia da prova e os candidatos que fariam a prova duas semanas antes.

A faca e o queijp estão nas mãos de vocês: usem-os!