publicado em 24/06/2019 às 08h12
A semana decisiva do XXIX Exame de Ordem

Agora falta exatamente 1 semana para a prova do XXIX Exame de Ordem. Essa semana exige que a preparação seja feita com INTELIGÊNCIA.

E eu tenho o roteiro certo para isto!

Em regra, neste momento, muitos candidatos tentam compensar as próprias deficiências na preparação imprimindo um forte ritmo de estudos.

Mas vamos ser honestos: agora não é um momento apropriado para se aprender mais, e sim para se aprender certo, pois o tempo restante não permitirá o esgotamento de muito conteúdo (Exceto Ética, que é um caso a parte).

Uma verdade: Não dá para recuperar mais o tempo perdido!

Não é possível comprimir os estudos para que tudo seja visto na semana da prova da OAB. Agora é hora de estudar certocom estratégia, e não de tentar dar conta de um volume de estudo que vá além da capacidade de apreensão do cérebro.

Whatsapp do Blog - 61.99314.4383

Quem adotou uma estratégia e fez uma programação prévia dos estudos não deve estar tão preocupado assim! Agora, nesta semana, é o momento de dar aquela azeitada final nos estudos e encarar de frente a prova!

O momento agora é o de estabelecer SINTONIA FINAo ajuste dos detalhes!

Uma semana para a OAB: como e o que estudar?

1 - Estabelecer a autoconfiança

Para o bem ou para o mal a prova é absolutamente inevitável. Vocês terão de se submeter a ela.

Se é assim, nada mais evidente do que simplesmente encará-la de frente. É dizer para si mesmo que se está pronto, preparado e que vai passar!

Hoje teremos MEGA Revisão de Direito Constitucional. A transmissão será na página principal do Blog Exame de Ordem e no Youtube.

Trata-se de um trabalho de controle emocional e de encorajamento. Se sempre alguns passam na prova é em função do fato dela ser algo possível. E se é possível para uns, também o é para vocês.

Apesar do pouco tempo, estudem com serenidade. Quem se atropela chama para si o nervosismo.

No mais, vocês estão estudando há um tempão e se a prova fosse exatamente amanhã vocês iriam dar conta do recado. É para isso que todos vêm se preparando há alguns meses e chegou finalmente a hora de botar tudo em prática.

Assumam, portanto, o fato de estarem prontos para a prova: isso é o óbvio.

E se estão prontos, não há o que temer.

2 - Impossível abraçar o mundo!

Rever tudo? Só se for os seus resumos.

Não têm resumo?

Escolham um rol de disciplinas para estudar. Aquelas que vocês acham mais importantes.

Ponto!

Rever tudo não só é impossível como vai certamente gerar dar um desespero, pois o confronto entre o tempo disponível e o conteúdo a ser estudado não costuma fazer bem para o emocional.

Moral da história: não dá para abraçar o mundo agora.

Pura ilusão achar que entrar em uma maratona nesta reta final, absorvendo o conteúdo de TODAS as disciplinas será útil na hora da prova.

Não dá para sanar deficiências do conhecimento em um lapso de tempo tão curto. Sem chances.

Vocês fizeram o simulado? 

Simulado Jus21 para a 1ª fase do Exame de Ordem - Online e Gratuito!

Leram os posts abaixo?

Fazendo a projeção da nota da prova objetiva!

Controlando a ansiedade com a chegada da prova da OAB

As 3 principais balizas da 1ª fase: XXI, XXIII e XXVII Exames de Ordem

3 - Partindo para o que interessa!

De plano, sem piscar e sem medo de errar, dediquem quarta, quinta e sexta e, se for necessário, a noite do sábado, para estudarem só e somente só Ética Profissional.

No nosso plano de estudos apenas quarta e quinta foram separados para Ética, mas vocês não devem ter nenhum receio de expandir o calendário para isto sem antes terem a certeza de que a disciplina foi integralmente apreendida.

Seguem os links com as normas atualizadas:

Estatuto da Advocacia e da OAB

Regulamento Geral

Código de Ética e Disciplina 

Ética é importante porque representa questões em 80, ou seja, 20% das questões necessárias para a aprovação (8 em 40).

Acertar 20% do necessário não é pouca coisa.

Sim, eu sei que na prova passada a FGV reduziu o número de questões de Ética, mas, ainda assim, é importante estudá-la.

A disciplina é relativamente simples de estudar e deixá-la para os dois últimos dias não só sedimenta o conteúdo na memória como é materialmente possível, sem medo de não ter tempo de esgotar o conteúdo.

E estudar é fácil!

Leiam o código, o regulamento e o estatuto 3 vezes seguidas cada um, e depois resolvam todos as questões de edições passadas.

Só isso!

Mas isto é para a quarta e quinta. Sexta e sábado se for necessário.

Querem estudar mais disciplinas? Eleja aquelas com maiores dificuldades de compreensão. Nestas o candidato pode extrair 2, 3 ou mesmo 4 pontos a mais, e estes pontos têm tudo para fazer a diferença.

PARA QUEM NÃO SABE, entre 21 a 24% dos candidatos presentes nas provas de 1ª fase obtêm entre 37 e 39 pontos na prova.

Exatamente! Um grande percentual fica nessa faixa limítrofe de reprovação. Pouco, quase nada distante dos 40 pontos.

Focar agora umas 2 disciplinas mais complicadas pode fazer a diferença entre ficar ou não na zona limítrofe.

Afora isto, o candidato DEVE resolver hoje e amanhã exercícios de todas as disciplinas (resolver exercícios é absolutamente indispensável) e mensurar o desempenho (hoje e amanhã) e depois acompanhar um desses cursos de um dia que os cursinhos disponibilizam. Fazer todos me parece não só um exagero como também uma dispersão do foco.

4 - Como será a prova?

Esta é uma pergunta feita por todos os candidatos.

Por uma questão de motivação e encorajamento o ideal é ignorar este fator, mas por uma questão de ajuste dos estudos torna-se importante abordar este tema.

Vamos partir da premissa de que a prova será boa para quem estudou adequadamente.

E isso é uma certeza?

Não, não é! É apenas uma projeção construída sobre a percepção e análise das provas anteriores. Faz sentido acreditar na repetição deste padrão.

O que esperar do futuro XXIX Exame de Ordem?

Muito provavelmente vocês já resolveram as provas anteriores e já estão cientes do grau de dificuldade de cada uma delas. Quem não resolveu não deve mais esperar, visando com isso se situar e delimitar os melhores pontos a serem atacados.

Lembrando que a prova anterior foi bem palatável e a aprovação foi boa. Nada impede que esse padrão se repetido agora.

5 - Exercícios, exercícios e mais exercícios

Sem comprometer o planejamento já estruturado para a semana da prova da OAB, não deixem de resolver muitos exercícios. É assim que se entra no ritmo da prova!

Eu aconselho, se isso for possível para vocês, a resolverem tantos exercícios quantos forem possíveis. Agora, neste momento, é a melhor forma de se preparar.

IMPORTANTE: não deixem de seguir o planejamento prévio se o conteúdo do cronograma de estudos não foi esgotado. Disciplina é importante! Os exercícios vêm depois disto.

A resolução de exercícios é uma etapa fundamental no processo de preparação. A partir daí que se constrói a autoconfiança .

6 - Semana da prova da OAB: Hora do sacrifício

Sim, agora é a hora de estudar manhã, tarde e noite. Vai ser cansativo, não tenho a menor dúvida disto, mas agora é a hora.

Estudar muito na semana da prova da OAB produz um efeito psicológico bom. O candidato sente que está dando o melhor de si e isso aumenta a confiança, ou, ao menos, não permite que tenha crises de consciência quando a prova chegar. É muito melhor se compararmos com a sensação de que poderia ter feito mais.

Bem melhor!

O descanso vocês deixam para a véspera da prova, sábado à noite, quando uma distração será muito bem-vinda, tal como um jantar, um cineminha ou uma balada (de leve!).

Aí, no domingo, vocês poderão fazer a prova com 100% da capacidade.

É isso pessoal! Nesta semana NENHUM sacrifício é grande demais na semana da prova da OAB. Não dá para abraçar o mundo agora e nem se desdobrar em dois. Concentrem-se no que realmente vai trazer um resultado útil e confiem na preparação prévia.

Se vocês vêm estudando de verdade e não precisam se preocupar exageradamente com o conteúdo: existe um lastro, e na hora da prova ele vai aparecer.

Foco nas deficiências, nos exercícios e em Ética Profissional.

O caminho é este!



Cursos, Treinamentos & Produtos

11 ANOS DO
BLOG EXAME DE ORDEM