Suspensão da prova da OAB foi inevitável

Sexta, 25 de maio de 2018

Suspensão da prova da OAB foi inevitável

Ontem, como vocês já estão sabendo, a OAB resolveu suspender a aplicação da prova da 2ª fase do XXV Exame de Ordem por conta da greve dos caminhoneiros.

OAB suspende 2ª fase do XXV Exame de Ordem

A decisão foi baseada em um relatório da FGV, que afirmou não ser capaz de garantir a entrega das provas nos locais designados para a aplicação do Exame no domingo.

A Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado, por constatar não haver condições de logística para a entrega e aplicação das provas de forma uniforme, com segurança, sigilo e eficiência em todo o território nacional, conforme certificado pela FGV, resolve SUSPENDER a aplicação da prova prático-profissional do XXV Exame de Ordem Unificado, agendada para o próximo dia 27 de maio de 2018, em todo o território nacional, a fim de preservar a segurança e o deslocamento dos examinandos, em razão das manifestações ocorridas nos últimos dias que acarretaram no bloqueio de rodovias estaduais e federais no país.

A decisão, é claro, é ruim para todos, pois atrapalha o planejamento de todos os envolvidos com o Exame de Ordem.

É ruim também para os candidatos, pois estes ficam agora em suspenso, em um estado de expectativa indefinida, postergando o próprio futuro e alimentando o estado de ansiedade que precede a aplicação de qualquer prova.

Para quem está preparado o melhor e fazer logo a prova.

No entanto, é inegável que de fato não há condições para se aplicar a prova no domingo. O Brasil simplesmente está parado, em dúvida, e não há sinais de que a situação melhore neste final de semana.

Observando o noticiário agora pela manhã fica claro que não há, de fato, condições para a aplicação da prova:

Governo anuncia trégua de 15 dias, mas fim da greve de caminhoneiros é dúvida

Caminhoneiros criticam sindicatos e dizem que continuarão parados

Especialistas suspeitam de locaute de transportadoras

Brasília: Aeroporto está sem combustível

SC: 35 trechos de 6 rodovias bloqueados

A prova do Exame de Ordem é impressa no Rio de Janeiro e distribuida para todo o Brasil. Sem a lógística de transporte para os pólos de aplicação de prova mais distante e com alguns aeroportos parados, torna-se impossível enviar a prova para todo o país. 

Muitos voos que vão para a região norte e mesmo nordeste param em Brasília para fazerem escala. Com o aeroporto sem combustível é impossível mandar as provas para alguns estados desta região.

Agora vamos aguardar e ver quando a OAB decidirá o futuro da prova. Acredito que até segunda-feira tenhamos uma posição.