Sexta, 25 de maio de 2018
E o que a maioria temia aconteceu: a Ordem, após avaliar as circunstâncias, resolveu SUSPENDER a aplicação da prova subjetiva do XXV Exame de Ordem, conforme comunicado publicado no final da noite da quinta-feira.
Sem dúvida uma decisão difícil, pois a suspensão atrapalha o planejamento da vida de muita gente, além de frustrar muitas expectativas, mas ainda assim ela é compreensível.
Eu tinha a esperança de termos a prova normalmente, pois também na noite de quinta o governo anunciou um acordo com as entidades, mas ainda assim a OAB resolveu ser prudente.
Governo e entidades anunciam acordo para suspender paralisação por 15 dias
Havia a expectativa da OAB aguardar até amanhã, tal como anunciamos em primeira mão - OAB decidirá amanhã sobre aplicação ou não da 2ª fase do XXV Exame de Ordem - mas a superveniência de informações vindas da FGV, dando conta da impossibilidade de fazer a entrega das provas e garantir a segurança do Exame como um todo, pesou bastante na decisão.
E agora? Quando teremos a prova?
Acredito que no mínimo a OAB precisará de uns 15 dias para reaplicar a prova, sendo que o mais razoável é que isto ocorra dentro do período de um mês. Vai depender do planejamento, logística e definição de datas.
Vamos portanto aguardar quanto a novas informações.
E a próxima 1ª fase? Vai ter seu calendário mantido?
Também não saberia dizer. Evidentemente seria muito ruim se o XXVI Exame de Ordem tivesse suas datas adiadas. Talvez isto não ocorra, mas trata-se de uma possibilidade. Neste ponto teremos de aguardar para ver o que a Ordem irá decidir.
Imagino que um comunicado seja divulgado com a maior brevidade possível, pois todos estão neste momento no escuro, sem poder planejar o futuro.