Quem deixar para estudar o Novo CPC só em 2016 vai amargar!

Terça, 10 de novembro de 2015

 

Gostando ou não, querendo ou não, já estamos em novembro e o ano de 2015 está próximo de encontrar seu epílogo.

Vida que segue!

Em breve entraremos em 2016 e a gestação do Novo CPC terminará em março, quando então ele passará a entrar plenamente em vigor.

A partir daí, muita coisa, mas muita coisa mesmo mudará, e quem não estiver pronto vai ter uma IMENSA dificuldade.

Novo Código de Ética da OAB e Novo CPC irão estrear no XX Exame de Ordem!

Não! Não apostem em prorrogações da vigência. Existem alguns projetos de lei cujas pretensões são neste sentido, mas eles dificilmente vão vingar. A vigência do Novo CPC não vai ser alterada.

E sim, o Novo Código já está na cabeça dos examinadores de concursos públicos. No último final de semana, no concurso do MPDFT - Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - a banca cobrou alguns temas sobre as mudanças, pediu comparações e supressões de institutos. Ou seja, os candidatos precisavam dominar os dois diplomas, além de terem que explicitar as diferenças.

Esse tipo de concurso está longe do Exame de Ordem em termos de dificuldade, é claro, mas essa realidade, da cobrança do CPC, está bem próxima.

Quem deseja advogar, fazer um concurso e, em especial, quem vai fazer o XX Exame de Ordem terá de iniciar seus estudos o quanto antes. Aliás, eu diria que está passando da hora....

O impacto no Exame de Ordem será profundo. Não tão forte na 1ª fase, pois a FGV não elabora questões interdisciplinares, ou seja, o Novo CPC vai ficar mais adstrito às questões de Processo Civil e do Trabalho, e será intenso na 2ª fase.

Aí sim, na 2ª fase, o bicho vai pegar!

Todas as disciplinas serão afetadas, incluindo aí, em uma menor medida, Direito Penal. Quem não estiver afinado com o novo diploma vai encontrar muitas dificuldades. Talvez a FGV nem precise fazer muita força para derrubar os futuros examinandos: a preguiça e o descaso com o novo diploma vão produzir sozinhos muito estrago.

Comentários ao Novo CPC

Curso Começando do Zero - Novo CPC

Quando um candidato vai iniciar os estudos para o Exame de Ordem, ele já conta com seu lastro, ou seja, toda a bagagem da graduação. Não vai adiantar estudar para o Novo CPC da forma como os examinandos estão acostumados a estudar para a OAB, pois é preciso antes formar uma base para DEPOIS estudar de forma específica para a Ordem.

E isso, de formar uma base, demanda tempo! Esse tempo ainda existe, é claro, mas a verdade inegociável está em perceber que a hora de usar esse tempo chegou faz tempo, e não demorará muito para o momento certo de iniciar essa preparação específica ficar para trás. Aí a vida vai ficar muito, mas muito complicada.

A hora é agora!

A preparação para o Novo CPC NÃO pode esperar o ano de 2016!