Quatro conselhos para você que está com medo da prova da OAB

Sexta, 6 de abril de 2018

Quatro conselhos para você que está com medo da prova da OAB

O medo da prova da OAB, nós sabemos, paralisa muitos examinandos. Impede façam o melhor, impede que os sonhos se transformem em algo concreto, impede que o futuro chegue, impede a aprovação. A ansiedade que paralisa! Como vencê-la na véspera da OAB? É difícil achar a fórmula certa para triunfar, mas ao menos adotar a postura mental certa - e desenvolver uma forte crença na capacidade pessoal - ajuda bastante na hora da verdade!
Quatro conselhos para você que está com medo da prova da OAB:
1 - Ligue o botão do foda-se!
bs060

É isso mesmo: FODA-SE!

E digo isso não pela imprecação em si, mas sim pelo efeito psicológico. Quantos e quantos candidatos só conseguiram a aprovação após ligarem o famoso foda-se?

Estou falando sério!

Trata-se, na verdade, de RETIRAR A IMPORTÂNCIA que a prova tem para a própria vida e o futuro.

Qual seria, para todos os candidatos, a mãe de todos os temores? A resposta é uma só: a importância da prova! Pode ser para agradar a família, agradar ao próprio ego, concorrência com amigos, com inimigos, necessidades profissionais, o que for: o nervosismo deriva de forma direta e proporcional ao tamanho e importância do desejo em ser aprovado.

Se o desejo é pequeno ou inexiste, a preocupação também o será.

Isso é um fato!

Já perdi a conta das vezes que vi candidatos asseverarem essa percepção. Após várias reprovações, conseguiram passar simplesmente porque deixaram de dar importância ao resultado, ou seja, ligaram o foda-se.

O emocional pesa muito para muita gente. Deixar de se importar retira a pressão, e isso deve ser mais fácil ainda de fazer após tanto tempo sem passar.

2 - Seja assertivo com a prova
assertividade com a prova da OAB

Encare o que você tem de fazer com o máximo de objetividade possível. A prova é uma prova e deve ser tratada como tal.

Isso significa dizer o seguinte:

1 - Estabeleça uma ordem de resolução da prova;

2 - Leia com CALMA o enunciado;

3 - Leia com MUITA CALMA as alternativas;

4 - Exclua os itens manifestamente errados;

5 - Aponte a resposta correta;

6 - Passe para a próxima questão e esqueça o que fez.

Não sei como você tem o hábito de fazer a prova, mas independentemente da forma seja objetivo na abordagem e HONESTO consigo mesmo: sabe a resposta? Marque a letra! Não sabe a resposta, siga em frente e deixe para lidar com essa questão depois, quando tiver concluído o resto.

https://www.youtube.com/watch?v=_yWYKBs8Rco

A prova é vencida questão por questão, sem paixão, sem perda de tempo, com foco total no que se está fazendo e, claro, ENTENDENDO integralmente o sentido dos enunciados e alternativas.

É assim que se faz a prova.

3 - Você é uma pessoa fantástica!
assertividade com a prova da OAB

É! Você mesmo!

Você finalmente chegou até aqui. Talvez não seja sequer a primeira vez, mas o fato é que você está aqui e agora prestes a se submeter ao seu maior desafio intelectual até agora. Note: até agora. Outros bem maiores ainda virão, não tenha dúvida disto. Já parou para pensar na energia e a força de vontade de persistir ao longo de toda a sua vida até chegar a este momento?

Pois é: o preço foi alto e você bem sabe disto. E não é porque outros milhares de candidatos irão fazer o mesmo que isso diminui o brilho da sua luta e do seu esforço. Cada um sabe bem as próprias dificuldades e dores ao longo do próprio caminho. Se você está aqui, então é porque você triunfou sobre todos os obstáculos que se ergueram desde o início da jornada. Agora é hora de coroar esse esforço.
4 - Chegou a tua hora

Oração

Deixa eu te fazer uma previsão. Na verdade, reiterar uma previsão: a prova do próximo domingo vai ser uma prova boa, daquelas que muita gente passa.

Você vai passar também!

Se vi isso em uma bola de cristal? Não, não vi!

Eu na verdade vejo que você está preparado porque estudou. Nada além disto!

Não importa agora quantos irão fazer a prova ou se ela será fácil ou difícil: importa é que você tem em si mesmo todo o potencial para fazer o melhor possível, e o seu melhor é o necessário para o advento da aprovação.

A próxima prova vai ser legal porque você vai fazer dela um desafio possível.

Creia!

De coração, espero a sua aprovação ainda no domingo. Acredite em você e acredito nesta perspectiva de vitória.

Eu acredito em você! Acredite também!