A ansiedade que paralisa! Como vencê-la na véspera da OAB?

Terça, 3 de abril de 2018

A ansiedade que paralisa! Como vencê-la na véspera da OAB?

Para muitos candidatos, e mesmo talvez para você, é difícil lidar com a ansiedade, a expectativa, e verdadeira angústia de ter de fazer a prova da OAB e, acima de tudo, ter de conseguir arrancar a aprovação.

A verdade é que é uma barra aguentar a pressão.

Muita pressão!

Nesse momento final de preparação é quase que inevitável evitar certas aflições. Aflições estas que parecem não ter fim.

O nervosismo com o que será da prova, um sentimento de angústia e aflige, principalmente, a capacidade de concentração e medo, muito medo pelo resultado.

Tem quem ache que isso é bobagem ou um exagero, mas não é. A ansiedade na véspera da prova da OAB é extremamente real.

Tão real que pode praticamente ser tocada pelas mãos. Ela é concreta!

E não tenham dúvidas: atrapalha de forma profunda o desempenho dos candidatos!

E ela pode atacar de forma repentina, em regra quando se está o auge da preparação, quando se está estudando como nunca estudou em momento nenhum da vida, a ansiedade e o nervosismo, de repente, desabam sobre a cabeça e a capacidade de concentração vai para o espaço.

Ou, eles vão crescendo dentro do peito até gerar uma espécie de paralisia da vontade, uma sensação desagradável de procrastinação invencível: você sabe que tem de estudar, tem de seguir em frente, e não consegue mais.

Estamos em cima da prova, há apenas 5 dias dela, e a ansiedade pode estar chegando agora ao seu ápice, ou ao menos bem próximo disto.

O que fazer?

Como impedir que o medo paralise as ações e atrapalhe os sentimentos?

É possível seguir em frente apesar de tudo isso?

Sim! É possível controlar a ansiedade mesmo com pouco tempo até a prova.

Dois pontos importantíssimos que precisamos reconhecer!

Primeiro e fundamental ponto: a mãe da ansiedade é a percepção de que não se sabe o bastante para a prova e que o fracasso é uma possibilidade real, muito real!

Segundo ponto: a ansiedade de fato gera fortes consequências mentais e mesmo físicas.

Como agir após reconhecermos essas verdades?

Primeiro é reconhecer as próprias limitações e reconhecer que a expectativa e a ansiedade estão minando a capacidade de estudar. É preciso reconhecer as próprias fraquezas.

Ou seja, é preciso deixar de lado a carapaça que nos protege do mundo, a carapaça em que fingimos às vezes uma força que não temos de verdade é adotar uma posição de humildade, a humildade de saber que as forças estão no limite.

Após isso, é fundamental entender que a ansiedade é algo NORMAL!

Sim! A ansiedade é algo absolutamente normal para aquelas pessoas feita de carne e osso, para as pessoas que estão no mundo lutando por algo melhor.

É normal passar por algum sofrimento psíquico durante a preparação para a OAB. Quase todos os candidatos, ao longo desses muitos anos, amargam com esse sofrimento. Sofrimento este que ceifa a aprovação de muitos.

Muito bem!

Agora aceitamos que esse sofrimento não é frescura e que faz parte do processo. Isso é fundamental para DESARMAR o espírito e nos colocar em uma posição de conforto, pois não é mais necessário brigar consigo mesmo.

Sim! A ansiedade é resultado DIRETO de uma briga entre o medo (da reprovação) com o desejo de ser aprovado.

A ansiedade é resultado da briga entre o que se quer e o tamanho do desafio.

Agora três verdades que os candidatos não costumam ver:

1 - Em regra quem reprova porque está ansioso reprova exatamente porque a pressão atrapalha a leitura na hora da resolução dos exercícios. Ou seja, o candidato JÁ TEM condições de ser aprovado, mas a expectativa e a pressão geram uma autossabotagem.

2 - Quem reprova em função da pressão geralmente está preparado, mas não confia em si mesmo. Quem costuma iniciar muito tarde a preparação para a OAB não fica tão ansioso porque sabe que não se dedicou corretamente aos estudos, e quem iniciou muito cedo e se preparou com força segura mais a pressão porque sabe que está muito afiado.

Sobra para quem estudou, sabe do conteúdo, mas está inseguro porque não tem forjada uma grande certeza no coração.

3 - A prova NÃO É NUNCA o que você acha que ela será!

Como é que é?

Exatamente isso!

A imaginação SEMPRE transforma a prova em algo muito, mas muito maior do que ela será.

Como assim?

A próxima prova não será, fundamentalmente, diferente das provas anteriores. Claro, as questões serão novas e tal, mas quando você faz um simulado ou resolve uma prova antiga pela primeira vez, sabe bem o que será a próxima prova da OAB.

A futura prova não tem nada de diferente das provas anteriores, exceto o fato de ser inédita, mas se você já fez prova anteriores, tecnicamente está acostumado a ver provas diferentes o tempo todo.

Ou seja, a próxima prova não será a invenção da roda e não será, na sua essência, mais difícil do que as anteriores.

Moral da história: a OBRIGAÇÃO em ser aprovado faz da próxima prova algo MUITO, mas MUITO MAIOR do que ela efetivamente é!

Tudo o que você sente em seu coração agora é fruto exclusivamente de uma criação da sua mente.

Não estou dizendo que vai ser fácil, mas sim que vai ser possível, pois tudo está ao alcance da sua mão. É possível reduzir a pressão a um ponto em que a ansiedade não vai desaparecer, mas sim que será algo suportável. Não estou querendo que você exerça um controle total sobre o emocional - o que neste momento não será possível - mas sim que o problema tenha apenas o seu tamanho real, que não é lá tão grande assim. A prova não é um monstro, e vocês estão muito mais prontos do que imaginam. Apenas o medo não deixa ver as coisas como elas são.