Quando teremos a vacina e quando teremos a prova da OAB?

Sexta, 7 de agosto de 2020

Quando teremos a vacina e quando teremos a prova da OAB?

No final da noite de ontem o presidente da OAB, de uma forma meio confusa, já nos deu a entender que a prova marcada para outubro será adiada.

E, aparentemente, também deu a entender que a marcação da prova só ocorra após termos uma vacina para o COVID-19.

Mas essa foi uma impressão minha, pois a manifestação dele não foi muito clara. Quem não viu o que ele falou pode fazê-lo clicando no link abaixo. Vejam e tirem suas conclusões:

Presidente da OAB fala sobre a prova do Exame de Ordem

Tal como escrevi ontem no Blog, acredito que efetivamente a prova de outubro esteja comprometida.

Na realidade, já acho isso desde o dia seguinte a marcação dela para o dia 04 de outubro:

21/07Marcar a prova da OAB no início de outubro não foi arriscado demais?

Para piorar a situação, hoje o governador de São Paulo, João Dória, anunciou que as aulas no estado só voltam no dia 7 de outubro.

Governo de SP anuncia que aulas presenciais serão adiadas para outubro

O grande "X" da questão é um só: segurança!

Está na cara que a OAB não vai bancar risco algum! Ela não quer se comprometer com a possibilidade de contaminações nos locais de prova. A manifestação do presidente da OAB ontem deu a entender bem isso.

Ou seja: a ideia de que a Ordem vai esperar a vacina, neste momento, e após 4 adiamentos, está ficando mais forte.

Isso, claro, é uma ilação minha. Pode ser que a prova ocorra antes. Contudo, acho mais provável mesmo termos de esperar pela vacina.

E quando teremos a vacina? Quando teremos a segurança esperada pela OAB?

Ontem o presidente Jair Bolsonaro assinou ontem uma MP que libera quase R$ 2 bilhões para viabilizar a produção e a disseminação de uma das vacinas testadas no enfrentamento à pandemia. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, serão 100 milhões de doses.

Cadastre-se no Telegram do Blog.

Cadastre-se no Whatsapp do Blog

O governo decidiu apostar no estudo elaborado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Essa pesquisa é feita em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

"A nossa contrapartida é basicamente financeira no momento. Com algumas pessoas também, mas basicamente financeira no momento. Quase R$ 2 bilhões. Talvez em dezembro ou janeiro exista a possibilidade da vacina.E daí esse problema estará vencido poucas semanas depois", disse Bolsonaro.

Por outro lado, a Rússia anunciou o registro da vacina para próxima semana!

A Rússia anunciou ontem que vai registrar oficialmente sua primeira vacina contra a covid-19, o que está previsto para acontecer na quarta-feira (12) e, caso se concretize, fará do país o primeiro no mundo a avançar até este estágio no combate contra o novo coronavírus.

Seria o melhor dos prazos. Contudo, temos dois problemas. O primeiro é que, até onde sei, não existe nenhum convênio entre nós e os russos para a aplicação desta vacina aqui.

O segundo problema resulta de uma grande desconfiança da comunidade científica quanto a esta vacina. Seria uma vacina que ainda estaria no estágio 1 dos testes, o que é algo bem problemático. A vacina de Oxford já está no estágio 3.

Não acredito na viabilidade desta vacina aqui no país.

E temos também a vacina chinesa. 

O Instituto Butantan firmou uma parceria com a Sinovac Biotech, um dos laboratórios chineses que estão preparando a produção do imunizante. Brasil está na fase três dos 3 com a vacina chinesa.

A parceria firmada com a farmacêutica chinesa permite ao Butantan iniciar a produção e envase da Coronavac já a partir de outubro deste ano. O fornecimento em todo o Brasil está previsto para janeiro de 2021.

Essa parece também outra vacina viável, e tem a mesma previsão da vacina de Oxford.

 

E quando teremos o Exame de Ordem, considerando a hipótese da OAB esperar a vacina para aplicar a prova?

Se formos considerar toda a logística de aplicação da vacina em toda a população e o tempo necessário para a imunização ocorrer, a prova possivelmente vai para fevereiro de 2021.

"Mas Maurício, fevereiro ainda está MUITO longe!"

Sim, está! Não fico nem um pouco feliz com essa perspectiva. Eu queria a prova o quanto antes.

Entretanto, é inegável a falta de segurança sanitária hoje para a aplicação do Exame. E a OAB não me parece disposta a assumir riscos.

Infelizmente esta é a realidade. Parece que o jeito será esperar mesmo.

Mas, de toda forma, vamos aguardar um posicionamento oficial da Ordem.