publicado em 03/11/2015 às 07h27
Quando será a possível data da 1ª fase do XIX Exame de Ordem?

Já tem gente pensando na 1ª fase do XIX Exame de Ordem!

Sim! Projetar a data é importante pois disto depende o planejamento de muita gente, em especial o planejamento dos futuros examinandos.

Geralmente a OAB deixa para publicar o calendário no final do ano ou no início do ano subsequente. Isso atrapalha um pouco as ideias e o planejamento.

Mas, por dois anos seguidos nós calculamos a hipotética data das futuras provas e ACERTAMOS nas duas oportunidades:

2014

Hipotética data de aplicação da prova da 1ª fase do XIII Exame de Ordem

O calendário 2014 do Exame de Ordem, a repescagem e prazos mais enxutos

2015

Projeção da data de aplicação da 1ª fase do XVI Exame de Ordem

ATENÇÃO! Publicado o calendário 2015 do Exame de Ordem

Há, evidentemente, um pouco de sorte envolvido no processo, mas o cálculo deriva essencialmente de um pouco de atenção na forma como a FGV monta o calendário.

Na verdade, nós não precisamos acertar na lata a data certa, mas tão somente apontar uma data aproximada. A margem de erro será de no máximo 1 semana, ou para mais ou para menos. Não mais do que isto.

Nas duas oportunidades anteriores em que acertamos as datas foi possível observar uma constante temporal entre uma edição e outra do Exame de Ordem. O intervalo entre a prova da 2ª fase de uma edição e a prova da 1ª fase da edição seguinte é de, EM REGRA, 63 dias.

Foi assim em 2013, quase em todo 2014 e quase todo 2015.  Só não foi 100% porque a OAB, depois de publicado o calendário no início do ano precisou modificá-lo, por duas vezes, por conta da data do ENADE, que o MEC só publica bem depois.

Não tem como o Exame competir com o ENADE pois o graduando não pega o diploma se não fizer este último. Daí as mudanças.

Pois bem!

Vamos considerar então 63 dias como o intervalo entre a 2ª e a 1ª fase e teremos a data baixo:

 

A data então seria 20 de março de 2015.

Evidentemente que se trata de uma projeção e eu posso errar, mas a margem de erro neste caso é muito pequena. Vejam só:

Esperar a data para 27 de março é meio complicado porque cai exatamente na páscoa. Improvável que a escolha recaia neste dia.

Antes também é complicado. O dia 13 de março fica em um lapso de tempo menor, e não seria razoável esperar este dia. Todavia, é uma data mais provável comparando com o dia 27 de março.

Logo, o dia 20 é uma data bem razoável mesmo.

Mas e o calendário oficial? Sai quando?

Bom, de hoje em diante qualquer data seria ótima para a publicação do calendário, mas ele pode ser publicado só em dezembro ou no início de janeiro. Em 2014 foi em janeiro, e o calendário de 2015 foi publicado no final de 2014.

Mas, como base para o planejamento dos estudos de vocês, acho bastante razoável a projeção apresentada. Se tivermos variações quanto a isto ela será de, no máximo uma semana a mais ou 1 semana para menos, o que dá para encaixar no planejamento de qualquer um, bastando fazer uma pequena correção no cronograma de estudos.

Falando nisto, quem está pensando nesta edição não pode deixar de conferir o nosso curso:

Curso Completo para o XIX Exame de Ordem

Quanto antes os estudos tiverem início, melhor.

Afinal, quem começar a estudar ANTES não chora DEPOIS.



Cursos, Treinamentos & Produtos

11 ANOS DO
BLOG EXAME DE ORDEM