Quais peças podem cair na prova da OAB?

Quarta, 13 de setembro de 2017

Quais peças podem cair na prova da OAB?

Quais peças podem cair na prova da OAB? Essa é uma pergunta universal para quem vai fazer a prova subjetiva da OAB. Na véspera da prova muitos candidatos saem em busca de um palpite quente, de uma certeza em relação a uma peça mais ou menos certa para a prova do domingo.

E fazem isto visando, em especial, treinar essa peça - ou poucas peças específicas - de forma mais intensa, apostando fortemente na probabilidade dela(s) serem cobradas.

Eu nunca gostei de palpites.

E nunca gostei por uma razão bem simples: quase nunca eles se concretizam. Pior, projetam o foco da preparação em pontos específicos, fazendo o candidato ignorar o todo.

Sem medo de errar eu digo: não criem expectativas quando ao que pode cair.

Fujam disto!

NINGUÉM no mercado da OAB jamais acertou uma peça duas vezes seguidas, e são raros os que acertam sequer uma peça em apenas uma edição.

Ninguém tem bola de cristal!

Bola de cristal

De acordo com o planejamento que vai ser sugerido para a última semana, vocês terão um dia para trabalhar a formulação de todas as peças práticas possíveis em suas respectivas disciplinas.

E esse é o caminho, pois o candidato que procura ter a certeza de que sabe preparar qualquer peça é exatamente o candidato que corre o menor risco de ser surpreendido.

Compensa demais gastar um dia ou dois só para treinar o fundamento e os detalhes de cada peça, trabalhando isto de cabeça e, claro, com o apoio do vade mecum.

Não existe dica quente!

Uma vez ou outra algum professor chuta e acerta a peça prática, mas nunca vi ninguém acertar duas vezes seguidas, como também ninguém é "campeão" de acertos. É tudo muito errático.

Uma coisa é fazer uma análise estatística do que já foi cobrado, outra, adivinhar algo que só a banca sabe:

Incidência e frequência das peças mais cobradas na OAB

A banca não costuma inovar muito, é verdade, mas nada a impede de cobrar uma peça não muito usual, desde que prevista no edital. E, volta e meia, isso acontece.

Saber se virar, independentemente da peça apresentada,  é o ÚNICO caminho!

Aqui, neste ponto, o candidato precisa reconhecer algo simples: o desejo de adivinhar é resultado da expectativa, do nervosismo. Ficar nervoso, com borboletas na barriga e tudo o mais, é algo absolutamente normal.

Existem dois tipos de candidatos absolutamente tranquilos: os que sabem que não sabem nada e os que têm certeza de que sabem tudo.

Não saber nada, não ter estudado bulhufas não deixa ninguém ficar nervoso. Já saber tudo é para poucos, muito poucos. A maioria está em um estado intermediário, oscilando entre saber pouco e saber muito, mas sem grandes certezas.

Repito: ficar ansioso é normal e faz parte do jogo. Só não deixem isso dominá-los por inteiro. Trabalhem a convicção de que estão bem preparados para ajudar no controle da expectativa.

Que peças podem cair na prova da OAB?

Simples: Ninguém sabe! Fujam das adivinhações, pois vocês não têm nada a ganhar com elas.