Incidência e frequência das peças mais cobradas na OAB

Quarta, 13 de setembro de 2017

Incidência e frequência das peças mais cobradas na OAB

Quais são as peças mais cobradas na OAB? Essa é uma pergunta interessante, pois abre margem para "projeções" sobre o que, efetivamente, poderá ser cobrado na prova subjetiva do próximo domingo.

IMPORTANTE: nunca entro no jogo de adivinhar o que vai ser cobrado. É impossível saber! No máximo é possível chutar, até mesmo com base nas estatísticas, mas nada além disto.

Sigam o Guru da OAB no Facebook.

Detalhe: os números entre as diferentes disciplinas não batem porque tivemos vários casos, em praticamente todas elas, de aceitação de mais de uma peça como solução em diferentes edições. Em Tributário, por exemplo, em uma edição a banca aceitou 7 soluções processuais distintas.

Esqueleto da peça prático-profissional: modo de estruturação Estudo analítico de uma peça prático-profissional nota máxima

Vamos olhar a incidência das peças mais cobradas na OAB, disciplina por disciplina.

Peças mais cobradas na OAB:
Peças que mais caem na OAB

Direito do Trabalho é, historicamente, a disciplina com o menor rol de peças cobradas na 2ª fase. A tríade Contestação, Reclamação e Recurso Ordinário manda na 2ª fase.

Por outro lado, isso é ruim, caso a banca decida por inovar.

peças mais cobradas na OAB

Penal tem um rol de peças maior se comparado com trabalho, mas também concentra suas forças em duas peças centrais: Apelação e Memoriais.

É mais fácil apostar nessas duas para uma 2ª fase em razão deste histórico.

peças mais cobradas na OAB

Tributário já apresenta um equilíbrio melhor na distribuição das peças, sendo que as 6 primeiras são as mais importantes.

No Exame X tivemos uma curiosidade: foram aceitas 7 peças diferentes na prova subjetiva, fruto de uma péssima redação do enunciado.

peças que mais caem na OAB

Mais do que Tributário, Administrativo distribui bem as peças cobradas. Eu daria uma especial atenção à apelação, muito exigida nas últimas edições.

O mandado de Segurança e a ADI são as queridinhas da banca de Constitucional. Nas últimas edições Constitucional tem sido a disciplina que mais deu problemas com as peças. Por outro lado, é a disciplina que mais tem crescido em uma segunda fase.

Empresarial tem peças muito específicas e grande pulverização de edições entre elas. Disciplina para quem efetivamente gosta do ramo. Teve maus momentos em edições passadas, por conta de uma banca muito rígida, mas o nível dos enunciados melhorou bastante , especialmente a partir do XX Exame de Ordem.

A maior das disciplinas e a que demandou mais peças até hoje. Isso pode parece meio complicado para muitos, pois Civil teria muitas peças para fazer, mas por outro lado é o ramo em que o processo melhor com o Direito Material.

Aqui, em especial, levem em conta o advento do Novo CPC.

As peças em verde escuro e verde claro são, obviamente, as peças mais importante em cada disciplina, e obrigatoriamente vocês têm de dominá-las. Isso, claro, sem negligenciar nenhum outro tipo de peça.

Para fechar, mais uma vez o recado: não se enganem com aposta e antevisões místicas sobre o que vai cair. TREINEM todas as possibilidades porque inovações, ou seja, peças novas, sempre estão sendo cobradas em ao menos uma disciplina por edição.

No X Exame, por exemplo, de 7 disciplinas 6 tiveram inovações. Ou seja, temos precedentes e eles não podem ser ignorados.