Prova online de Contabilidade "deu ruim"! Candidatos exigem anulação!

Domingo, 16 de agosto de 2020

Prova online de Contabilidade

Só digo uma coisa: se o que aconteceu hoje com a prova online do CFC ocorresse com o Exame de Ordem, a guerra já estaria armada!

E seria uma guerra imensa! Maior do que qualquer uma que já entrei nesses 12 anos de Blog!

Não precisava ser nenhum gênio da lâmpada para saber que a prova online do Conselho Federal de Contabilidade, realizada hoje, tinha tudo para dar errado.

E deu!

Não é só colocar um sistema no ar: é garantir servidores suficientes, a logística, a redundância em função da superveniência de problemas entre outras coisas. Isso sem contar o fato de acharem que a internet de mais de 34 mil candidatos Brasil afora iria funcionar perfeitamente.

E, claro, o CFC cometeu o maior dos erros: resolveu aplicar uma prova online, passando por cima das muitas possibilidades de fraudes.

Sérias críticas à prova online do Conselho de Contabilidade

Mas isso agora não é objeto de análise, pois as reclamações dos candidatos são direcionadas ao próprio sistema da prova, muito instável.

Recebi inclusive a imagem abaixo, de uma candidata cujo sistema simplesmente "bugou":

O problema acima, é claro, ocorreu com uma imensa quantidade de candidatos.

E foi sério o bastante para ser reconhecido pelo próprio conselho, que prorrogou o horário de aplicação da prova em comunicado:

Esse comunicado, feio pelo instagram, durante a aplicação da prova, mostra bem a fragilidade de segurança deste certame.

É inacreditável!

E pelas muitas reclamações no instagram não parece ter sido uma "mera instabilidade". Os candidatos estão exigindo, em massa, a anulação da prova.

São milhares de comentários nas últimas três postagens do Conselho:

As reclamações são diversas, e todas muito sérias.

Como os candidatos não estão em um ambiente controlado, fica difícil para o CFC rebater e refutar todos os problemas relatados.

Por óbvio, resta demonstrado, empiracamente, a inviabilidade de uma prova de habilitação profissional pela via online. A chance de dar errado é simplesmente grande demais. Isso sem contar com o potencial de fraudes, que simplesmente DESMORALIZA a prova.

O que o CFC fez hoje foi tão somente dar um tiro no próprio pé.

E, claro, o MPF tem me mão um prato cheio para uma Ação Civil Pública. Não é preciso ser muito esperto para antever que a própria aplicação da prova vai ser questionada judicialmente.

Confiram só algumas das milhares de reclamações: