Quinta, 3 de agosto de 2017
A preparação para a prova subjetiva, ou não, terá de ser definida partir da próxima segunda-feira, quando os teremos exatos 41 dias para estudar.
É o prazo-limite para tocar com qualidade o projeto de estudos para a próxima 2ª fase.
E isso por uma simples razão: tempo! É preciso tê-lo de sobra para esgotar todo o conteúdo a ser estudado, para elaborar muitas petições, para treinar a redação e a caligrafia e para revisar o material todo.
O tempo rege a preparação e é preciso uma boa dose dele, afora muito empenho, para dar conta de tudo.
Isso já está sendo percebido na carne por quem começou os estudos.
E quem não começou por conta da expectativa das anulações?
Nem preciso dizer que em breve vai passar da hora de começar a preparação. Estudar sob pressão não é, definitivamente, algo legal.
Os candidatos que estão esperando pelas anulações devem ter em mente que, se aguardarem até o dia 22/08 pela divulgação das anuladas, terão tão somente 25 dias para estudar. Sinceramente, não dá para esgotar todo o conteúdo, EXCETO, se tiver todo o tempo livre para isto.
Isso, claro, se a banca anular alguma coisa. Esse indefinição, neste momento, é a pior parte.
Fiz uma estimativa de um percentual de 85 ou 87% de REPROVAÇÃO nesta 1ª fase da OAB, o que é algo muito alto. Talvez, por isso, a OAB resolva anular ao menos uma ou duas questões, para a impressão sobre a prova não ser tão funesta assim, da mesma forma como fez no XXI Exame de Ordem.
Mas isto, e é bom deixa muito claro, não passa de uma expectativa. Pode ser que a banca não sinta mais tanto assim o peso de reprovar indiscriminadamente e não anule nada.
A preparação para a prova subjetiva, ou não, depende exclusivamente da coragem de vocês:
A coragem, e sabemos bem, tem de ser proporcional a esperança, porque a OAB não tem facilitado para os candidatos, tal como vocês podem ver acima.
E o risco é proporcional ao tamanho do histórico de anulações da prova.
No IX e no XXI Exames a OAB anulou porque as provas foram cabulosas (curiosamente, as duas piores provas da era FGV). E muito possivelmente só anulou por conta da alta reprovação.
Na reaplicação da prova em Salvador, a única anulada era tão ridiculamente errada que nem houve discussão.
Mas o futuro não é algo certo, imutável, já definido. De uma forma ou de outra é possível ter esperança, por menor que seja.
Recurso XXIII Exame de Ordem ? Direito Penal
Recurso XXIII Exame de Ordem-Direito Civil
Recurso XXIII Exame de Ordem- 2º de Direito Civil
Avaliem com calma a aula e tomem a melhor decisão!
E é isso! Na próxima segunda abre o prazo recursal e uma decisão, finalmente, terá de ser tomada.