Terça, 14 de abril de 2020
Durante o webinar realizado mais cedo pelo site Jota sobre o Exame de Ordem, o presidente da OAB, Dr. Felipe Santa Cruz, e o coordenador pedagógico do Exame de Ordem, ministro do STJ, Marco Aurélio Bellizze, disseram que a Ordem estava pensando em um projeto piloto para a aplicação do Exame de Ordem no formato digital.
Não foram dados muitos detalhes sobre como seria esse formato, pois ele ainda não estava fechado. Informaram apenas que os candidatos deveriam fazer a prova em um tablet, em algum lugar previamente designado pela OAB, e que um grande banco de questões deveria ser elaborado.
Webinar JOTA: 10 anos do Exame de Ordem Unificado | 14/04/20
Não ficou claro se esse novo modelo iria romper com o atual formato ou se seria tão somente a digitalização do que já é feito atualmente.
Presidente da OAB diz que é provável um novo adiamento da prova da 2ª fase
Não dá, evidentemente, para avaliar se seria uma mudança boa ou ruim para os examinandos.
Cedo ou tarde, evidentemente, isso tende a acontecer. Mero sinal dos tempos.
Mas sua execução e formato da prova ainda precisam ser explicitados.
Não foi explicado, por exemplo, como seria a prova subjetiva, se também em um computador ou se continuaria sendo feita no papel.
NOTA: Não seria algo para ser implementado agora, que fique claro!
Essa é a primeira vez que ouço sobre esse assunto no âmbito da Ordem. Provavelmente a ideia ainda é um embrião, mas talvez possa ganhar corpo rapidamente.
Vamos aguardar a Ordem externar mais detalhes sobre a execução desta ideia.