Domingo, 21 de junho de 2020
Tenho visto muitos comentários de candidatos tanto no sentido de que não deveríamos ter a prova do dia 30 de agosto como também daqueles que desejam a aplicação da prova.
Parte dos comentários são um pouco mais contundentes, pois o Brasil não teria ainda condições para a aplicação da prova, projetando-se um cenário negativo para agosto tomando como base o atual momento, em que ultrapassamos mais de 1 milhão de casos e mais de 50 mil mortes, tal como anunciado agora no último sábado.
Brasil tem mais de 1 milhão de casos confirmados de coronavírus
Nos últimos dias escrevi sobre alguns sinais de flexibilização da quarentena e uma chance mais tangível de termos a volta de uma relativa normalidade, indicativos de um possível retorno do Exame:
Na teoria, nós estamos a 4 meses da próxima 1ª fase da OAB!
Três bons indicativos de que poderemos ter a prova da OAB em agosto
Conselho de Secretários de Educação prepara protocolos para retorno às aulas
Claro que são indícios, e não instrumentos de certeza.
Em suma: dá para confiar que teremos a prova do dia 30/08?
Esse é o ponto: isso, agora, não é de fato tão importante assim!
Nós teremos essa prova mais cedo ou mais tarde, em uma data que não é possível precisar com segurança.
O problema não é termos ou não a prova, mas sim vocês conseguirem se manter MOTIVADOS para estudar.
E esse é um grande problema!
O nível de desmobilização é imenso entre os candidatos. Aliás, nada parecido jamais aconteceu em toda a história do Exame de Ordem.
Algo compreensível, obviamente.
E, de fato, estamos vivendo um período extremamente difícil sob todos os pontos de vista: político, economico, sanitário e social. Estamos vivendo uma "tempestade perfeita" quando o assunto é a nossa própria vida e a vida da nossa sociedade.
Muito difícil, muito mesmo, assegurar o foco nessas condições.
Vocês precisam assegurar a preparação exatamente agora, em um momento de instabilidade, pois quando a prova vier, não serão surpreendidos com o pouco tempo que restará até sua aplicação.
É preciso acreditar que teremos a prova não porque ela ocorrerá de fato, mas sim porque essa crença servirá de motivação para se estudar. Esse é o "X" da questão!
O dia 30 de agosto ainda está longe e muita coisa vai mudar daqui até lá. Não temos como saber se será para pior ou melhor. Mas é preciso assumir que a prova será aplicada para, exatamente, se evitar uma desmobilização.
A OAB, provavelmente no final de julho, irá definir se no dia 30/08 teremos a prova. Tesmo muito tempo daqui até lá e não podemos querer advinhar o futuro.
Só podemos antecipar uma coisa: tendo a prova ou não, vocês têm de estar prontos.
É o que importa quando o assunto é preparação para a OAB.
Vamos torcer para essa maldita epidemia arrefecer e termos, minimamente, um retorno à nomalidade.
Façam a parte de vocês!