Os números do Exame de Ordem

Sexta, 30 de junho de 2017

Os números do Exame de Ordem

Quais são os números do Exame de Ordem? Qual o tamanho da operação envolvida para que os candidatos possam passar da condição de bacharéis para advogados?

O Blog Exame de Ordem conseguiu com exclusividade levantar esses números para mostrar o tamanho da operação envolvida na aplicação da prova da OAB por todo o Brasil nas duas fases.

O gigantismo da prova da Ordem, hoje, só perde para o ENEM, o segundo maior Exame do mundo. E também para o ENADE, que envolve milhares de universitários. Como curiosidade, o maior exame do mundo é o GAOKAO, na China, uma prova colossal, aplicada para aproximadamente 9 milhões de estudantes de uma só vez. É o ENEM de lá, e única chance de entrar em uma faculdade.

Já o ENEM mesmo tem cerca de 6 milhões de inscritos.

Vamos então dar uma olhada nos números mais "modestos" da OAB, que, provavelmente, é a maior prova de seleção profissional do mundo.

Números do Exame de Ordem

A prova da Ordem é aplicada em 168 polos diferentes, em um total de 173 escolas distribuídas por todo o Brasil.

São utilizadas 2.969 salas para a aplicação das provas.

Na 1ª fase a FGV contrata 7.275 fiscais para vigiar os alunos. Esse número explica os vários casos de equívocos e abusos cometidos por fiscais. É gente demais para que nada de errado não ocorra.

Neste aspecto, aliás, a OAB deveria padronizar ao máximo o treinamento de todos, especialmente instruí-los quanto aos vade mecuns, a parte mais sensível das duas fases.

Já na 2ª fase a quantidade de fiscais cai um pouco: 4.012.

Além disto, a OAB aloca mais 3.395 fiscais advogados em cada prova objetiva, para exercer um controle mais técnico na aplicação da prova.

São 257 coordenadores de prova na 1ª fase.

Enquanto a 2ª fase tem 244 coordenadores.

Por fim a 1ª fase ainda demanda 1.074 outras pessoas envolvidas no processo de gestão e aplicação da prova.

Curiosamente, a 2ª fase exige um número maior de pessoas extras envolvidas: 1.848.

Quantidade de provas

A FGV imprime, na média, 123 mil provas na 1ª fase. O que representa aproximadamente 400 mil provas aplicadas por ano.

Quais disciplinas oferecem a melhor relação custo X benefício na 1ª fase da OAB?

Cerca de 77.800 provas são impressas para a aplicação da 2ª fase.

Qual é a maior disciplina da 2ª fase do XXII Exame de Ordem? Histórico de peças da OAB e estatísticas da 2ª fase

A FGV e a OAB emitem 300 passagens aéreas e reservam 300 hospedagens em hotéis por prova.

Aqui vem a parte mais interessante: a elaboração das questões para as provas.

São preparadas 300 questões para a prova objetiva, sendo que 80, é claro, são escolhidas para fazerem parte da prova.

E são elaboradas 60 questões para a 2ª fase, aqui contando todas as disciplinas, o que dá uma média de 8,57 questões por disciplina.

São elaboradas 30 peças diferentes para a prova subjetiva, o que dá uma média de 4,28 peças por disciplina.

O processo de elaboração das questões é complexo. A FGV elabora primeiramente peças e questões, depois uma comissão da OAB analisa tudo cautelosamente. Depois sugestões de aperfeiçoamento, ou mesmo exclusão questões inapropriadas, são feitas, para depois passarem por uma nova análise e, finalmente, integrarem um banco de dados.

Deste banco de dados um sistema escolhe, de forma aleatória, o que vai efetivamente integrar a prova. Ou seja: quem elabora as questões não sabe o que vai cair na prova. Aliás, nem o pessoal da Ordem sabe.

Tudo faz parte de um processo de segurança para evitar fraudes.

Na 2ª fase temos a correção de quase 70 mil provas.

São 165 corretores dessas provas de 2ª fase. Os corretores são as pessoas mais amadas e odiadas pelos examinandos Brasil afora. Por 3 semanas as orações e pensamentos são direcionados para eles. A carga espiritual envolvida é intensa.

Aqui uma informação que muitos queriam saber, inclusive eu, e não tínhamos para quem perguntar: em cada 2ª fase são interpostos quase 44 mil recursos. Ou seja: praticamente quase todos que reprovam recorrem.

Sempre imaginei que essa proporção fosse bem menor, mas eu estava enganado.

Números do Exame de Ordem: estatísticas oficiais da FGV:
Exame de Ordem em Números Exame de Ordem em Números 2 Exame de Ordem em Números 3

Isso significa dizer que a taxa de sucesso dos recursos é muito baixa. Entre 1.500 e 2.000 recursos são providos a cada edição, mostrando um rigor espartano da banca na análise dos recursos.

Há, é claro, um seguro para caso de cancelamento da prova. Afinal, cancelar uma prova custa caro em razão da necessidade de reaplicação. E tudo tem um custo bem elevado.

Mas nada que não possa ser pago! A OAB deve ter arrecado uns R$ 31 milhões com as inscrições neste XXIII Exame de Ordem. Basta multiplicar o número médio de inscritos por prova (120 mil, na média) com o valor da inscrição (R$ 260,00) para chegar a essa fabulosa quantia.

Brasil atinge oficialmente a marca de 1 milhão de advogados

Sim, a inscrição custa os olhos da cara! Mas o processo de elaboração, aplicação e correção das provas é bem complexo. E, sem dúvidas, demanda uma grande operação de logística.

Existem sérias preocupações com a segurança e impressão das provas, ajudando a aumentar o custo final da prova.

Números do Exame de Ordem: e o faturamento?

A pergunta que todos fazem - o quanto a OAB e a FGV faturam com a prova (faturamento líquido, é claro). Esta eu vou ficar devendo para vocês. Mas um dia, tenho certeza, conseguirei respondê-la.

Esses são, portanto, os números do Exame de Ordem da OAB, uma prova de Âmbito nacional e gigantesca. Possivelmente a maior prova de uma entidade de classe do mundo.