Já está na hora da OAB reabrir as inscrições para a prova da 1ª fase!

Quinta, 11 de março de 2021

Já está na hora da OAB reabrir as inscrições para a prova da 1ª fase!

No último dia 07/03 (sábado) o presidente do CFOAB, Dr. Felipe Santa Cruz, confirmou em seu Instagram pessoal a reabertura das inscrições para a 1ª fase do XXXII Exame de Ordem:

Presidente da OAB confirma a REABERTURA das inscrições para a 1ª fase do Exame

Hoje já é quinta-feira e a Ordem ainda não soltou nenhum comunicado oficial nos informando formalmente sobre essa reabertura.

E isso é muito ruim, pois os candidatos que desejam se inscrever precisam, o quanto antes, desta definição. Isto é crítico para terem a certeza da preparação.

E, em especial, por não sabermos por quanto tempo vamos ficar sem a prova.

Projeções sobre a vacinação e o retorno do Exame da OAB

O candidato pode se inscrever agora e a prova vir a ocorrer dentro de uns dois meses, por exemplo.

Em que pese ontem ter sido um dia sinistro, com recorde de mortes, há neste momento uma grande mobilização da União, Estados e Municípios para a aquisição de vacinas.

E há forte expectativa que a vacinação em massa cresça em volume na transição entre março e abril, gerando uma sensível queda no número de infectados.

Já se sabe que a vacina gera forte queda no número de internações:

G1 - Mortes de idosos acima de 90 anos por Covid-19 caem 70% na cidade de SP em fevereiro, apontam dados preliminares; especialistas falam em reflexo da vacinação

Com o avanço da vacinação o número de mortes e internações irá cair drasticamente, pois o grupo mais afetado pela doença (idosos, trabalhadores da área da saúde e pessoas com comorbidades) deixará e lotar os hospitais. A consequência será o fim dos lockdowns, e, a partir daí, a Ordem poderá voltar a pensar em reaplicar a prova.

Isto deve ocorrer entre maio e junho.

Logo, dar a certeza da reabertura das inscrições é fundamental para que os candidatos possam iniciar com segurança, o quanto antes, seus estudos.

Está na hora da OAB se manifestar formalmente sobre o assunto.