Erros estruturais mais comuns na peça prática da 2ª fase da OAB

Sexta, 22 de novembro de 2019

Erros estruturais mais comuns na peça prática da 2ª fase da OAB

Ao aplicarmos simulados completos para os nossos alunos, temos acesso a uma série de informações preciosas, utilizadas exatamente para aumentarmos o feedback deles e propiciar uma evolução mais consistente durante o processo de preparação até o dia da prova.

O treinamento no último final de semana antes da 2ª fase da OAB!

Uma das várias análises feitas é a verificação do percentual de erros estruturais cometidos pelos candidatos. Curiosamente, são os erros que sempre chamo a atenção aqui na véspera da prova.

Pelo visto é preciso construir na cabeça dos candidatos ao longo de TODA a preparação que certos erros NÃO podem ser cometidos.

Vamos ver a incidência das falhas mais comuns:

2

O pior dos erros - errar o nome da peça - teve um baixo percentual de ocorrência. Não podemos ignorar o potencial lesivo da FGV, que volta e meia inventa uma arte na identificação das peças.

Domingo, ao vivo, as apostas da 2ª fase do XXX Exame de Ordem

Um percentual também pequeno - mas ainda assim, considerável - de alunos teve problema com a grafia, um tema sensível na hora da prova. Aqui a solução é o treino contínuo.

A inserção de texto em local inapropriado teve um impacto já considerável entre os alunos, e precisa necessariamente ser corrigido. Trata-se de ultrapassar as linhas delimitadas como espaço para a redação da peça.

A utilização de folha indevida para resposta seria, como por exemplo, colocar a resposta da questão 1 na questão 2. Isso implica em perder integralmente o ponto da questão.

Um erro comum na reta final de preparação para a 2ª fase

E, por fim, a ausência da identificação das questões é não delimitar corretamente o que é resposta da alternativa "A"  e o que é resposta da alternativa "B" em cada questão. Isso também fazer perder integralmente o ponto.

Pois bem!

É nítido, e isso também é estatisticamente mensurado, perceber a evolução dos alunos tanto nas notas como também na redução dos erros estruturais da prova subjetiva.

Como o espelho pode ajudar na elaboração da sua peça prática?

O simulado, aplicado no mesmo nível da 2ª fase da FGV, permite a percepção do nível do candidato e também promove sua evolução enquanto candidato.

A aptidão para o simulado cresce, e isso seguramente impactará na hora da prova.