Aniversário JUS21 - 35% de desconto em todo o site

Aniversário JUS21 - 35% de desconto em todo o site

publicado em 09/08/2019 às 10h30
O último final de semana antes da 2ª fase: como treinar?

Pois é! Estamos efetivamente antes do último final de semana livre antes da prova subjetiva, e é muito importante, muito mesmo, aproveitar ao máximo o tempo para treinar intensamente.

Entramos na reta final e agora o foco na preparação tem de ser absoluto!

A próxima prova da 2ª fase tem tudo para ser muito boa!

Este é o momento certo para construir a convicção de que tudo dará certo na hora da prova. Então vamos ROTEIRIZAR o caminho das pedras para não perdemos ele, o foco, e o tempo restante daqui até o dia da prova seja aproveitado com o máximo de EFICIÊNCIA.

Primeira pergunta: vocês estão sabendo TODAS as peças de suas respectivas disciplinas?

O que é "saber a peça?"

Isso envolve vocês terem a correta noção de competência, delimitação das partes, FUNDAMENTO LEGAL da peça, eventuais tutelas de urgência, possíveis exceções, ritos e tipos de pedidos.

Vamos entender o espelho da peça prática da OAB?

Marcando o vade mecum e fazendo remissões conforme o edital!

Quantas linhas uma boa peça prática deve ter?

Mais: saibam, e bem, quando cada peça é aplicável, seja dentro do âmbito de um processo já existente ou na hipótese de uma ação a ser ajuizada.

IMPORTANTE: a partir do próximo domingo vou fazer, todos os dias, lives fundamentais para vocês.

Sigam o Youtube do Jus21 para acompanharem tudo.

Confiram a programação:

Como treinar neste último final de semana antes da 2ª fase da OAB

Cada ação tem suas particularidades, que vão desde a competência até o pedido final, e isso vocês precisam saber.

"Mas tem de ser TODAS as peças?"

A resposta é SIM, vocês precisam saber TODAS elas! Não basta só ter a convicção quanto ao um grupo de peças em específico, por mais básicas que elas sejam: a surpresa no Exame de Ordem é uma variável sempre em aberto, e vocês precisam estar prontos.

Isso significa somente uma coisa: o candidato tem de dominar as regras processuais da sua área, ou seja, tem de saber tudo.

Simples assim!

No X Exame de Ordem, por exemplo, em SEIS provas caíram peças INÉDITAS! Vários candidatos erraram a peça pelo simples fato de não terem treinado tudo em sua amplitude: simplesmente não sabiam simplesmente o que fazer! Alguns, por exemplo, em Direito do Trabalho, só haviam treinado o arroz-com-feijão da disciplina: reclamatória, contestação e recurso ordinário, crentes que uma dessas, sempre as cobradas, estariam entre as eleitas. Só não esperavam uma consignação em pagamento pelo caminho.

Acha o X Exame longe no tempo? Pois na prova passada (XXVIII), em Tributário, foi cobrado um inédito ROC. Moral da história: reprovação em massa, especialmente dos alunos de cursos que não deram a peça.

Essa eventualidade precisa ser afastada pois o risco é REAL. Creio que não seja provável, mas ninguém poderá dizer que não existem precedentes.

Aliás, a FGV tem, nas diferentes disciplinas, buscado cobrar novidades. É importante atentar para esta observação.

Não dá para achar que inovações estão encarceradas no passado: a banca pode inventar a qualquer momento e TEM FEITO ISSO!

Logo, no sábado, domingo e segunda vocês devem treinar a construção dos esqueletos das peças.

Só os esqueletos, com todas as suas nuances.

Trabalhem todas as peças, AFINEM as peças com os seus vade mecuns (só cuidado para não estruturarem roteiros!!) e construam a convicção de que vocês sabem todas as peças.

Isso apresenta duas vantagens: primeiro, a óbvia, de que vocês estão mesmo sabendo de tudo. A segunda é que o emocional ganha um imenso alívio, pois a convicção gera tranquilidade e confiança.

Os examinandos, de um modo geral , possuem alguns medos em específico. E ter medo da 2ª fase é algo absolutamente normal, em especial por conta dos recorrentes problemas ocorridos nas últimas edições, em especial na última 2ª fase, campeã absoluta de dramas, traumas e confusões, tudo em decorrência de enunciados complicados, anulações e ânimos muito acirrados.

E quais seriam esses medos em específico?

1 - Medos estruturais

a) Medo de esquecer alguma coisa

b) Confundir um pedido de uma ação com outra

c) Medo dos detalhes de cada peça.

O treino, neste final de semana, vai afastar essas preocupações todas. Treinem!

E durante a próxima semana? O que fazer?

Eu acredito que a imensa maioria dos candidatos já está muito avançada nos estudos, talvez mesmo terminando ele. De 2ª a 5ª ou 6ª feira é hora de fazer uma revisão de tudo o que foi estudado, em especial na parte do Direito Material de suas respectivas disciplinas.

A 2ª fase não é só a parte processual, não é só a peça prática. O Direito Material é importantíssimo e precisa ser treinado. Façam a melhor revisão possível. Se os estudos ainda não terminaram, ao menos utilizem um período do dia para somente revisar o conteúdo.

E no sábado, façam a revisão geral.

Este é um roteiro não muito específico, mas ao menos é um princípio e um guia de ações para a próxima prova.

Dica final

A partir de agora a vida de vocês deve ser resumida aos estudos. Quem passou nesta 1ª fase é um abençoado e deve retribuir a benção com o sacrifício do estudo.

Essa é a chance de vocês!

Foco total e absoluto no objetivo. Não existe NADA mais importante do que isso de agora até a segunda. A luta agora é pelo futuro profissional de cada um de vocês.

Foco total neste momento!



Cursos, Treinamentos & Produtos

11 ANOS DO
BLOG EXAME DE ORDEM