Advogado preso no DF teve mãos e pés algemados por não calar a boca

Sexta, 2 de outubro de 2020

Advogado preso no DF teve mãos e pés algemados por não calar a boca

A OAB do DF manifestou indignação em relação aos moldes da prisão do advogado preso dentro na Delegacia de Planaltina por supostamente ter desacatado policiais civis.

Advogado é preso por desacato a policiais civis em delegacia do DF

O advogado teve as mãos e pé algemados e foi colocado dentro de uma cela com outro detido por "não calar a boca". O causídico só foi retirado da carceragem após representantes da OAB/DF chegarem no local, no entanto, só foi liberado após registro da ocorrência.

Os policiais alegaram ainda que o advogado, que estava acompanhando uma oitiva sem ser o titular do caso, "apontou o dedo em riste para o policial e passou a desacatá-lo e ameaçá-lo". Justificaram o uso de algemas para contê-lo, uma vez que estava oferecendo risco à integridade dos policiais. 

Para a OAB, a prisão do advogado, especialmente na forma como foi conduzida, fere diretamente as prerrogativas constitucionais da advocacia e atentam contra os direitos de qualquer cidadão.

Advogados do DF marcaram para hoje, sexta-feira, um ato de desagravo em frente a unidade policial contra a ação do delegado no caso.

Com informações de O Globo