"Mero aborrecimento!" Advogado faz crítica com meme em petição

Terça, 17 de outubro de 2017

O conceito de "mero aborrecimento" é um drama para a advocacia. Um drama grande o suficiente para inclusive gerar uma campanha por parte do CFOAB contra este conceito, que elide o pagamento de indenizações por danos morais, especialmente em juizados especiais.

Irritado, um advogado colocou em sua petição um meme, criticando exatamente o conceito de "mero aborrecimento".

Mero aborrecimento, tão somente:
mero aborrecimento

Se essa estratégia vai dar certo, aí é outra história.

Não demora e iremos descobrir como o juiz da causa vai lidar com essa argumentação.

É engraçado, evidentemente, mas em regra os magistrado no Brasil têm uma visão conservadora do Direito. E também em relação a forma como as petições devem ser apresentadas. Usar um meme pode ser algo bem arriscado em termos de impacto junto a um juíz. A zoeira na internet funciona muito bem; já em juízo tende a não ser assim tão bem sucedida.

É inegável, entretanto, que as formas mais céleres de comunicação e de expressão, advindas da internet, começam cada vez mais a aparecer no universo jurídico.

Entrevista: Euro Júnior e a advocacia disruptiva

Ainda assim, uma boa dose de ponderação deve ser adotada antes de tentar impressionar um magistrado com inovações ou lógicas argumentativas oriundas de outros campos de comunicação.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar navegando, entenderemos que você está concordando com ele.