XIV Exame da OAB: orientações para os recursos em Direito do Trabalho

Sábado, 4 de outubro de 2014

Os professores Aryanna Manfredini, Renato Saraiva e Rafael Tonassi elaboraram razões recursais para os candidatos da prova de Trabalho.

Confiram abaixo:

Direito-do-trabalho

Olá Pessoal, para os que encontraram seu nome na lista dos aprovados é TEMPO DE COMEMORAR. Seu momento chegou!!!!

Para os que ainda não viram seu nome na lista dos aprovados não é o momento de desistir. Ainda é tempo de lutar; a guerra ainda não acabou. Em todos os exames muitos e muitos alunos são aprovados após os recursos e você pode estar entre eles.

No momento da correção é muito comum que o Examinador não perceba que você preencheu os requisitos exigidos pela Banca e não atribui a pontuação correspondente, necessária para a sua aprovação. É isso que precisamos expor em nosso recurso e é nessa argumentação que possuímos maiores chances de êxito.

Ninguém melhor do que você pode demonstrar para o Examinador que você preencheu os requisitos exigidos pela Banca e não recebeu a pontuação merecida.

Os recursos são individuais e os Examinandos poderão recorrer das questões e das peças profissional, possuindo no máximo 5000 caracteres para cada um, por isso, essas razões servem apenas para auxiliá-los na elaboração de seus próprios recursos.

O último prazo para a apresentação dos recursos é o dia 7/10/2014, às 12h.

Para os que preencheram os requisitos exigidos pela Banca Examinadora, mas não obtiveram pontuação, segue esquema para orientá-los no recurso:

?No item ... a Banca Examinadora exigiu........

Tal requisito foi integralmente (ou parcialmente) preenchido pelo examinando(a) às linha ...., quando mencionou .... (transcrever entre aspas).

Diante do exposto, requer a pontuação integral no item (caso o quesito tenha sido parcialmente preenchido: requer parcial pontuação, de modo a ser atribuída...?

Para os que responderam corretamente, porém utilizaram fundamentação diversa da exigida pela Banca, sugerimos que se orientem pela seguinte estrutura:

?No item ... a Banca Examinadora exigiu........

Tal requisito foi integralmente preenchido pelo Examinando(a) às linhas ........ . Muito embora não tenha mencionado a/o................utilizou como fundamentação o........ , o/a qual possui o mesmo conteúdo normativo, demonstrando o conhecimento jurídico exigido pela Banca. Observe-se:

Diante do exposto, por razões de justiça, requer a pontuação integral no item, de modo a ser atribuída ao Candidato nota não inferior....?

NÃO TEMOS COMO AJUDÁ-LOS EM SEUS RECURSOS INDIVIDUALMENTE, MAS SEGUINDO O ESQUEMA ACIMA E DEIXANDO BEM CLARO PARA A BANCA QUE OS REQUISITOS FORAM PREENCHIDO CONSEGUIREMOS A APROVAÇÃO.

Desejamos a todos que ainda não passaram muita força, vontade de vencer e que não permitam que o pensamento de desistir tome conta de vocês agora. Não pense em não recorrer! É preciso lutar!!!

Vamos juntos!!!

Renato Saraiva Aryanna Manfredini Rafael Tonassi