Vocês estão prontos? Quinta-feira será publicado o edital do XIII Exame de Ordem!

Terça, 25 de fevereiro de 2014

2.2

Pois é jovens! para alegria geral da nação o edital do XIII Exame de Ordem será publicado na VÉSPERA do carnaval!

Maldade!

Ou não....afinal, quem está se preparando para a prova nem está se importando com o carnaval, pois um objetivo maior está no horizonte!

Em relação a este edital estou recebendo 3 perguntas que não sei ainda a resposta.

1 - quem perdeu a prova da última 2ª fase vai poder fazer a repescagem?

2 - quanto vai custar a repescagem?

3 - teremos mais alterações no edital?

A primeira pergunta é pertinente, pois é a primeira interpretação que vem da leitura do item 2.8.1 do edital do XII Exame:

2.3

Mas isso é algo que não tenho nenhuma certeza. Só o novo edital poderá sanar essa dúvida.

Quanto vai custar a repescagem é outra incógnita. Na deliberação sobre o novo provimento, ano passado, os próprios conselheiros resolveram deixar este ponto em aberto. À época falaram em R$ 100,00, mas este valor poderia ser um pouco maior. Acho que não passará dos R$ 120,00.

De toda forma, já vão preparando o emocional para verem esta cena aqui:

tumblr_inline_mkn21zH3Bh1qz4rgp

E o edital? Virá com mais novidades?

Acredito que não, afora as regras da própria repescagem. O edital do XII tratou do tema apenas en passant, sem dar maiores detalhes, e o novo edital trará os detalhes de forma completa.

Uma certeza: quem vai ficar para a repescagem fará a mesma prova subjetiva que os demais. Não teremos uma prova específica só para quem ficar para a repescagem.

Isso é bom, por assim dizer, pois quem for fazer a repescagem vai ter para si um tempo enorme para se preparar para a 2ª fase. Vai dar para estudar muito e com folga. É só não procrastinar os estudos e considerar essa oportunidade como se fosse tentar matar uma barata com um tiro de canhão: para resolver logo tudo de uma vez de forma definitiva, sacramentada e selada!

E no dia 13 de abril? O que poderemos esperar a próxima prova objetiva?

A prova do XI Exame aprovou 19% dos candidatos na 1ª fase, e ado XII aprovou 21%. Somando esses dados com a forma como as respectivas provas da 2ª fase foram, creio que temos tudo para a 1ª fase do XIII apresenta rum padrão de aprovação muito próximo ao dos percentuais das duas edições anteriores.

Mas por que isso?

A prova da 1ª fase do X Exame de Ordem aprovou incríveis 56% dos candidatos, ou seja, 67 mil examinandos. Um recorde! Porém, a 2ª fase foi a mais tumultuada da história e isso sequelou o CFOAB, pois o furdunço todo chegou ao plenário da entidade, fato este inédito. Depois disso o padrão da prova mudou, e, sinceramente, não pode ter sido mero resultado do acaso.

Nada é deixado ao acaso.

Aqui fica então uma reflexão significativa: preparem-se para este cenário! É, dentro do campo das probabilidades, a hipótese mais plausível para a futura prova.

Ainda temos um bom tempo até o dia da prova e é perfeitamente possível suprir lacunas e reforçar pontos relevante do conteúdo programático.

Ontem mesmo escrevi sobre o carnaval...

Vai fazer o XIII Exame de Ordem? Então o carnaval NÃO é para você!

...e falei sério: vocês não podem perder tempo de jeito nenhum.

Foco no objetivo!