Segunda, 1 de outubro de 2012
Nesta semana, mais exatamente na quinta-feira, a OAB tomará uma decisão quanto aos recursos dos candidatos na 1ª fase do Exame de Ordem.
Será uma semana muito, mas muito longa...
A expectativa, em função do recorde de aprovados na 1ª fase, não é das melhores.
Vai ser tensa a espera...
Vamos olhar mais uma vez o histórico das 1ª fases das provas passadas?
IV Unificado - 121.380 inscritos - 14.157 aprovados na 1ª fase sem os recursos - 21.970 aprovados após a anulação de 3 questões;
V Unificado - 108.355 inscritos - (A OAB, nesta edição do Exame, não liberou o número de aprovados antes da anulação) - 50.624 aprovados após a anulação de 1 questão;
VI Unificado - 101.246 inscritos - 36.566 aprovados na 1ª fase sem os recursos - 46.859 aprovados após a anulação de 2 questões;
VII Unificado - 111.909 candidatos inscritos - 32.137 aprovados na 1ª fase sem os recursos - 45.904 aprovados após a anulação de 4 questões (NOTA: importante ressaltar que 3 foram anuladas por terem sido copiadas de edições anteriores do Exame. Caso absolutamente atípico);
VIII Unificado - 117.852 candidatos inscritos - 51.278 aprovados na 1ª fase sem os recursos - ainda sem anulações!!!
Esta última prova nós tivemos mais candidatos aprovados do que o recorde anterior, verificado no V Unificado. E isso sem qualquer anulação!
Ninguém tem, por óbvio, uma bola de cristal para projetar com exatidão quantas e quais serão anuladas. O máximo, em termos de previsões, é projetar um possível número baseado no histórico anterior de anulações. Sob este viés, é razoável projetar uma opção entre o zero e dois. Três anuladas está realmente fora de cogitação.
Uma anulada é a alternativa mais razoável, sendo que o zero também o é e duas anuladas está dentro do campo do possível, mas com possibilidades menores.
As projeções dentro deste intervalo possuem as maiores probabilidades de incidência.
No dia 4, quinta-feira, a Comissão do Exame de Ordem se reunirá para deliberar sobre as anulações. Na última prova elas foram divulgadas no fim da tarde. Antes disso não iremos conseguir extrair nada da OAB.
Quem está na expectativa tem o desafio de manter o foco nos estudos, caso tenha optado por se preparar para a 2ª fase. Será difícil, sem dúvida, mas não há nada a se fazer para antecipar a chegada da quinta-feira.