Terça, 4 de agosto de 2015
E eles são bem significativos!
Foram 133.390 inscritos, tal como apurado em 1ª mão aqui pelo Blog.
Agora, com a lista preliminar divulgada, foram aprovados 55.130 candidatos (41,32%) de aprovação.
Esse é um percentual bem alto, em especial se comparado com o percentual da prova passada, de apenas 24%. Foi exatamente como eu disse que seria na véspera da prova, uma 1ª fase mais fácil:
"Se o Exame é regido por números e se o número de candidatos da repescagem cairá pela metade, a próxima 1ª fase não precisa ser assim tão feroz como foi na 1ª fase do XVI.
É um alento e um sopro de esperança para todos nós. É uma expectativa razoável apesar de não podermos cravar certezas sob este aspecto.
No XIV Exame os professores do Portal acharam a prova difícil; no XV nós achamos que ela foi mais justa, no XVI uma pancada e no XVII, pelo contexto, poderá ser mais equilibrada."
Fonte: Na próxima segunda teremos o edital do XVII Exame! O que esperar da próxima OAB?
Agora vamos acrescentar os candidatos da repescagem, oriundos do XVI Exame, em um total de 9.016.
Isso significa que a próxima 2ª fase já tem pelo menos 64.146 candidatos.
É gente pra dedéu!
E isso sem considerar a possibilidade de termos algumas questões anuladas. Se isto acontecer, poderemos ter a maior 2ª fase de todos os tempos!
Esse recorde pertence pertence ao XV Exame, que teve 70.354 candidatos em sua 2ª fase.
"Ai meu Deus, a próxima 2ª fase então vai ser punk?"
Esse deve ser o primeiro pensamento dos candidatos, e ele até faz sentido. Em outros tempos, inclusive, esse raciocínio seria muito consistente.
Mas a prova mudou...
Mesmo no XV Exame, com todo aquele mundaréu de gente, as provas da 2ª fase foram corretas. Dessas percepção inclusive escrevi um texto:
E tanto no XIV, como no XV e mesmo no XVI as provas foram bem aplicadas, com uma qualidade bem acima das edições anteriores. Aliás, a tendência se confirmou no XVI:
Quanto a isto, portanto, vocês em princípio não precisam se preocupar. A qualidade na elaboração das peças cresceu significativamente e vem se mantendo ao longo de mais de 3 edições, o que confirma uma tendência.
O candidato preparado tem tudo para se dar bem.