Vai começar a estudar agora? Como escolher quais disciplinas estudar?

Quarta, 15 de junho de 2016

Sim! Tem gente que vai começar a estudar só agora para o XX Exame de Ordem!

"E dá para ser aprovado?"

Bom...temos de ser honestos: não vai ser fácil, mas é possível!

A partir daqui, deste marco temporal, é preciso assumir explicitamente que não é mais possível esgotar todo o conteúdo. Faltam menos de 40 dias para a prova e estudar TUDO é verdadeirametne impossível.

É, sim, possível LER uma doutrina completa e resolver exercícios, mas estudar, como desde sempre afirmamos aqui, não se restringe a um processo que envolva só a leitura> è preciso fazer revisões, para fomentar a fixação do conteúdo, assim como também fazer resumos e resolver questões.

Fixar o conteúdo é um processo que demanda uma série de atos, e tudo isto demanda tempo.

Logo, é preciso abrir mão de algumas disciplinas para que o processo de estudo sejaminimamente eficiente e alguma chance de aprovação verdadeiramente possa sobreviver.

Agora....quais seriam essas disciplinas?

Aqui, em regra, os examinandos esperam uma resposta pronta, uma receita de bolo para poderem fazer a escolha. Evidentemente isso representa uma séria armadilha para qualquer um. E representa porque cada examinando temum perfil próprio. Eu nãoposso chegar e dizer "faz isto que eu garanto" sem conhecer o candidato no detalhe.

Seria, na realidade, um exercício de deslealdade intelectual. Qume tem de achar o melhor rol de disciplinas é o próprio candidato, e isso só é possível ao se por a mão na massa.

Como fazer então? Vamos ver isso ponto a ponto:

1) Resolver nosso simulado e as duas provas recentes (e difíceis) da OAB

Nosso simulado ajuda a dar uma baliza na preparação

2º Simulado para a prova do XX Exame de Ordem

E como provas difíceis eu indico as provas do XVI e do XIX Exames. São paradigmáticas neste sentido:

XVI - Prova

XVI - Gabarito

XIX - Prova

XIX - Gabarito

2) Fazer a análise de desempenho

Este ponto demanda a leitura OBRIGATÓRIA do post abaixo:

O que fazer após resolver o 2º simulado do Portal Exame de Ordem?

Não sigam em frente sem antes ler a publicação.

3) Verificar o peso de cada disciplina na prova

Após resolver o simulado, as provas anteriores e fazer a análise de desempenho, é preciso ponderar as próprias virtudes e deficiências com o PESO de cada disciplina na prova.

Uma verdade: esse é um trabalho que deve ser feito sem amor nenhum. O que se busca aqui é eficiência, e não satisfação pessoal. Vocês precisam estabelecer um "casamento" entre as disciplinas em que foram melhores com um percentual mínimo de questões a serem atingidas na prova.

No mínimo, cada um deve escolher uma quantidade de disciplinas que correspondam a 55 questões.

Por quê isto?

Tendo como premissa o fato de que é impossível esgotar todo o conteúdo, um mínimo deve ser escolhido para poder obter alguma chance na prova.

E por que não 40 ao invés de 55?

Porque é necessário trabalhar com uma margem de erro. Seria um milagre um candidato estudar o suficiente para acertar tão somente 40 questões e conseguir isso. É preciso considerar a possibilidade de uma margem de erro. As 55 questões dão uma boa margem de erro. Apertada, é verdade, mas factível.

Então, qual o peso de cada disciplina na prova? Vamos olhar:

Lembrando que a importância diz respeito somente ao peso de cada disciplina na prova.

Além de se verificar o peso de cada disciplina na prova, podemos também, com base nas estatísticas oficiais da OAB, avaliar quais as disciplinas oferecem a melhor relação custo-benefício na 1ª fase.

A OAB já publicou um estudo com esses dados, exatamente para mostrar qual são as disciplinas em que os candidatos em edições passadas conseguiram progredir com mais eficiência.

Vamos dar uma olhadinha:

A partir da junção desses dados é possível, para cada um, de forma personalizada, montar o roteiro de estudos de forma a extrair o melhor proveito possível para si mesmo, sem cair na armadilha da "receita de bolo".

Quem opta por receitas de bolo corre o sério risco de subdimensionar a própria preparação.

4) Processo Civil é a exceção!

Nós sabemos que nesta edição do Direito Processual Civil não pode ser ignorado, pois será a estreia do Novo CPC e tudo em relação a essa diciplina será novo. E, em especial, porque simplesmente não se pode pensar em aprovação no Exame apenas sendo aprovado em uma etapa: a prova contempla também uma 2ª fase.

Como o CPC não é exatamente algo pequeno, estudar essa disciplina AGORA é fundamental para poder lidar com ele DEPOIS, durante a preparação para a 2ª fase. Do contrário, a coisa vai ficar muito puxada, e o candidato pode, objetivamente, se frustrar.

Aqui sugiro o nosso cronograma de estudos específico para o Novo CPC:

Cronograma Especial de Processo Civil para o XX Exame de Ordem

5) Os cursos certos para o XX Exame de Ordem

E, claro, não posso deixar de falar dos cursos certos para o XX Exame de Ordem. Cursos pensados para quem tem pouco tempo de estudo ou está começando agora:

1 - Projeto UTI Intensivão

2 - Super UTI

3 - Curso de Resolução de Questões

4 - Novo Còdigo de Processo Civil

Esses cursos, cada um com suas características, são perfeitos para quem está começando agora!

Agora é uma questão de se dedicar, e muito, aos estudos! E isso depende só de vocês!

Ainda dá para começar!