Vade Mecum (Vademecum) e códigos para a 2ª fase da prova da OAB

Terça, 5 de outubro de 2010

Essa postagem é para sugerir códigos para a 2ª fase do Exame de Ordem. Uns eu conheço, outros apenas indicarei apesar de não os conhecer. Nesse último caso, o critério de indicação está ligado à fama e prestígio da Editora.

Antes vamos ver os limites impostos pela FGV em relação aos códigos para consulta durante a prova. Os códigos que eu conheço podem ser levados sem medo; os que eu não conheço deverão ser antes previamente analisados pelo interessado.

Vejamos o edital neste ponto:

Vejamos agora as indicações. Para acessar os sites das obras basta clicar nas imagens:

Esta é a 11ª Edição do Vade Mecum Rideel. Este é o meu preferido, não só por ser muito completo como também por ser de fácil leitura e consulta. Até onde pude verificar, a 11ª Edição foi a última, apesar de eu não saber se alguma lei nova deixou de ser incluída, o que é provável, dada a sanha legiferante do nosso país.

Boa aquisição em qualquer hipótese. Aliás, esse Vade Mecum deve ser comprado por qualquer candidato, independente da área escolhida. O ideal é levar um código específico e esse Vade Mecum, caso seja necessário buscar uma lei que eventual código específico não trate. Funciona como uma "back-up". Essa obra também é completa para quem for fazer as provas de Direito Constitucional, Civil ou Empresarial

A CLT do professor Renato Saraiva, lançada na véspera da última prova subjetiva, foi um verdadeiro sucesso. BAtante usada pelos candidatos e elogiada por seu alto índice de indexação, sendo muitíssimo fácil de ser consultada, além de oferecer um amplo cruzamento entre os dispositivos legais e a jurisprudência sumulada do TST.

Isso implica em um menor tempo para se buscar uma informação no código. E o tempo, durante a prova, vale ouro.

Apesar do Direito Penal não ser a minha área, eu tenho este código do Dr. Rogério Greco e posso dizer que ele é bastante completo. Neste caso, quem for comprar antes deve conferir a obra para ver se ela atende às próprias expectativas. Os dois livros abaixo eu não conheço. Indico apenas para servir de referência para os candidatos da área. Provavelmente existem outras obras de outras editoras, mas fiz uma pesquisa na web e os primeiros resultados indicaram as obras abaixo.

Direito Tributário

Direito Administrativo