URGENTE: PF prende quadrilha que aprovava candidatos na 1ª fase da OAB

Terça, 4 de junho de 2019

URGENTE: PF prende quadrilha que aprovava candidatos na 1ª fase da OAB

Acabou de ser publicado no site do G1 que hoje pela manhã uma quadrilha que atuava em crimes cibernéticos foi presa! Entre as fraudes relatadas, a aprovação, na 1ª fase da OAB, de candidatos inscritos no Exame.

NOTA (12:24H): ERRATA: A fraude no Exame de Ordem ocorria na 2ª fase

Confiram a notícia:

A Polícia Federal de São Paulo deflagrou na manhã desta terça-feira (4) a Operação Singular para combater crimes cibernéticos. O principal crime cometido é a fraude bancária eletrônica, com o roubo de dados de cartões de crédito e sua revenda.

Foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão e 5 de prisão preventiva, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará. Um dos investigados está foragido.

A investigação dos policiais ocorreu na chamada Deep Web, que é o nome que se dá a uma parte da internet que não pode ser acessada através de mecanismos de busca e fica oculta ao grande público. Foram identificados sete líderes de uma organização criminosa que age em todo o país.

De acordo com a PF, um dos hackers da quadrilha invadiu o sistema de informática de uma grande empresa responsável pela elaboração de concursos e cobrava valores em criptomoedas para aprovar candidatos que conseguissem chegar à segunda fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Fonte: G1

De acordo com a notícia da própria Polícia Federal o site da FGV era invadido e o hacker aprovava candidatos na prova objetiva!

E agora?

Quantos foram aprovados assim?

O que a OAB tem a dizer?

O que a FGV tem para falar?

Há quanto tempo isso acontecia?

Quantos candidatos foram beneficiados com isso?

Qual é a segurança que o Exame de Ordem tem hoje?

Quem pode confiar nos resultados?

Vamos acompanhar bem de perto essa história!