Terça, 4 de junho de 2019
Acabou de ser publicado no site do G1 que hoje pela manhã uma quadrilha que atuava em crimes cibernéticos foi presa! Entre as fraudes relatadas, a aprovação, na 1ª fase da OAB, de candidatos inscritos no Exame.
NOTA (12:24H): ERRATA: A fraude no Exame de Ordem ocorria na 2ª fase
Confiram a notícia:
A Polícia Federal de São Paulo deflagrou na manhã desta terça-feira (4) a Operação Singular para combater crimes cibernéticos. O principal crime cometido é a fraude bancária eletrônica, com o roubo de dados de cartões de crédito e sua revenda.
Foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão e 5 de prisão preventiva, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará. Um dos investigados está foragido.
A investigação dos policiais ocorreu na chamada Deep Web, que é o nome que se dá a uma parte da internet que não pode ser acessada através de mecanismos de busca e fica oculta ao grande público. Foram identificados sete líderes de uma organização criminosa que age em todo o país.
De acordo com a PF, um dos hackers da quadrilha invadiu o sistema de informática de uma grande empresa responsável pela elaboração de concursos e cobrava valores em criptomoedas para aprovar candidatos que conseguissem chegar à segunda fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Fonte: G1
De acordo com a notícia da própria Polícia Federal o site da FGV era invadido e o hacker aprovava candidatos na prova objetiva!
E agora?
Quantos foram aprovados assim?
O que a OAB tem a dizer?
O que a FGV tem para falar?
Há quanto tempo isso acontecia?
Quantos candidatos foram beneficiados com isso?
Qual é a segurança que o Exame de Ordem tem hoje?
Quem pode confiar nos resultados?
Vamos acompanhar bem de perto essa história!