Relatório mostra que universidade particular no Brasil não produz conhecimento

Quinta, 1 de fevereiro de 2018

Relatório mostra que universidade particular no Brasil não produz conhecimento

A Clarivate Analytics disponibilizou à CAPES o relatório "Research in Brazil", divulgado no último dia 17 de janeiro. O relatório apenas escancara o que todo mundo já sabe: as universidades particulares não produzem absolutamente nada de conhecimento científico relevante no Brasil.

A produção científica no país depende exclusivamente das universidades públicas.

Research in Brazil

O que o MEC tem a dizer sobre isto?

Nada, por óbvio!

A verdade é que o modelo estrutura para o ensino privado no Brasil não guarda preocupação nenhuma em EDUCAR.

É um modelo estruturado para entregar um diploma na mão de qualquer um da forma menos onerosa possível. É o que a OAB chama reiteradamente de "estelionato educacional": as faculdades fingem que ensinam, os alunos fingem que aprendem, e fica tudo certo.

A proliferação absurda de instituições, criação de "cursos experimentais", cursos para tecnólogos e outras anomalias apenas expõe o objetivo principal dos grandes grupos educacionais ligados à educação.

A principal pauta desses grupos, inclusive, é saber se o governo vai financiar os estudantes ou se isso poderá ser feito por bancos privados. Claro, o pano de fundo é a valorização das ações na bolsa de valores.

O preço a pagar é nítido: uma multidão de formados sem formação adequada (se é que poderiam ter feito a graduação) e sem espaço algum no mercado de trabalho. Diplomados disfuncionais, desempregados e incapazes de sequer serem admitidos pelos empregadores. Afinal, o mercado não está aí para fazer caridade e muito menos ser bonzinho.

O atual modelo educacional para o ensino superior privados deveria ser implodido, pois ele não atende a seu sim mais básico: formar.

Esse estudo apenas revela o que todo mundo já sabe.

Eu poderia terminar este texto dizendo "e com a palavra, o MEC", mas já sabemos como funciona o ministério.