UnB cai para a 6ª colocação no Exame da OAB

Terça, 8 de junho de 2010

Com 72,34% de formandos aprovados no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, o curso de Direito da UnB foi o primeiro colocado entre as 15 instituições de ensino superior do Distrito Federal. A colocação está acima da média nacional e corresponde à 6º posição entre as mais de 800 universidades e faculdades de todo o país que tiveram ex-alunos participando da prova. A posição nacional, no entanto, representa uma queda em relação ao resultado das duas últimas provas realizadas, quando a UnB ficou em primeiro lugar.

Exigido como pré-requisito para o exercício da advocacia, o exame foi organizado de forma unificada em todo o país entre os dias 17 de janeiro e 18 de abril de 2010. A primeira colocada nacionalmente foi a Universidade Federal de Sergipe. Em segundo lugar aparece a Universidade Federal da Paraíba, seguida das do Rio Grande do Norte, do Paraná e de São Paulo.

Dos 47 inscritos que se formaram na UnB, 34 foram aprovados na 2ª fase. Nas duas edições anteriores da prova, as primeiras realizadas nacionalmente, os ex-alunos da universidade garantiram 94% e 97,2% de aprovação. Antes disso, o Exame da OAB eram feito individualmente por cada unidade da federação.

A diretora da Faculdade de Direito, Ana Frasão, acredita que a 6ª posição não representa uma queda na qualidade do ensino. ?Dentro das variáveis que uma prova dessas, estamos bem. Seguimos entre as melhores universidades?, afirma. Segundo ela, as provas variam a cada ano e o curso tem um número alto de transferidos.

Márcia Abrahão, Decana de Ensino e Graduação, sustenta que está tranquila quanto a excelência do curso da UnB, mas que o resultado serve de alerta para concorrências mais puxadas. ?Não podemos nos descuidar porque já vimos que a disputa está ficando cada vez mais acirrada.? A Faculdade de Direito foi criada em 1962, formou a primeira turma em 1966 e conta atualmente com aproximadamente 750 alunos e 50 professores.

EXAME ? O exame da OAB é obrigatório para os alunos recém-formados que querem advogar. A avaliação é realizada três vezes por ano em todos os estados brasileiros. Cada exame é composto por duas fases. A primeira consiste em uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo acadêmico. Nessa fase, o candidato deve acertar pelo menos a metade para se classificar para a 2ª etapa.

A segunda fase é uma prova escrita, dividida em duas partes, em que o candidato deverá responder a perguntas ou "pontos" acerca de medidas judiciais a adotar como advogado, quando procurado por cliente envolvido em determinada situação fática e/ou jurídica, a fim de assegurar seus direitos. Na segunda parte - questões práticas ? o candidato deve responder perguntas e justificar, fundamentadamente, as respostas.

Confira AQUI o desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES) por estado.

Fonte: UnB Agência