Uma semana para o resultado da OAB!

Sexta, 22 de junho de 2018

Uma semana para o resultado da OAB!

É isso aí! Estamos a exatamente uma semana do resultado mágico! Do momento em que vocês deixarão de ser pequenos bacharéis e se transformarão em jovens doutores advogados!

Está aberta oficialmente a temporada de frio na barriga 2018!

E meros 7 dias representam muito pouco na escala do tempo, mas isso são apenas números: na prática o tempo NÃO passa! O calendário vai se arrastar diante dos seus olhos como nunca antes se arrastou. Aliás, parece que a prova da 2ª fase aconteceu em um passado remoto e distante.

10 dias para o resultado do XXV Exame de Ordem: quais as perspectivas?

De toda forma, para o bem ou para o mal, agora começa a contagem regressiva para o dia 29/06.  E esperar não raro é angustiante. Na véspera mesmo vocês vão respirar, comer e beber o resultado da OAB como se não existisse outra coisa neste mundo.

E o que esperar do resultado do XXV Exame de Ordem?

As estatísticas tendem a ser mais generosas com quem é aprovado na 1ª fase, comparando com quem vem da repescagem.

A média geral de aprovação dos candidatos da 2ª fase é de 47,4%.

A média de aprovação de quem vem da da 1ª fase é de 52%.

E a média de aprovação de quem vem da repescagem é de 42,8%.

O percentual de reprovação na 2ª fase parece feio, mas é para os candidatos que não tiveram uma boa preparação ou não estudaram tanto assim. Claro, temos um percentual de bons candidatos que sucumbem, ou por problemas de nervosismo, ou porque a banca foi ingrata ou a correção um lixo.

E agora temos as seguintes perspectivas:

- A última prova subjetiva não foi fácil! Na realidade, foi a 2ª fase mais difícil desde o XX Exame de Ordem. Para mim, ficou nítido que o período de transição entre o antigo CPC, que iniciou exatamente no XX Exame, terminou. Agora a FGV vai explorar o NCPC de forma abrangente, sem mais impor limites a si mesmo na formulação das questões.

- As correções são decisivas para a aprovação, por óbvio. Desta vez, como tivemos uma quantidade menor de aprovados na 1ª fase, podemos esperar pelo menos por uma qualidade maior na análise de cada prova. 

Vamos torcer para que a banca desta vez não estrague tudo.

Chegou o momento de trabalhar o emocional.

O resultado está mais perto do que longe e o relógio da aprovação está com seus ponteiros em movimento!

Os 7 dias vão passar voando....ou não!