Quinta, 9 de março de 2023
No dia 16/03, daqui exatos 7 dias, o destino de milhares e milhares de examinandos será revelado!
Se tudo der certo, a banca anulará algumas questões e permitirá que os pequenos bacharéis possam ir para a 2ª fase do 37. Do contrário, eles serão os primeiros a enfrentar a nova prova objetiva da OAB, que na próxima edição contará com 20 disciplinas.
E ninguém está afim de conferir essa novidade...
Eis a pergunta: o que a OAB já deliberou?
A verdade é: a OAB não deliberou ainda!
As anulações são definidas há muito tempo na véspera da divulgação do resultado. A OAB e a FGV certamente já discutiram internamente os recursos e a viabilidade ou não deles. Na véspera da divulgação do resultado a Comissão Nacional do Exame de Ordem ouve os argumentos e toma sua decisão.
Estou fazendo um levantamento para estimar quantos candidatos vão passar. Cliquem no link abaixo e respondam a enquete: será rapidinho.
Enquete sobre as anulações da 1ª fase
Isso significa dizer que a decisão não é de uma só pessoa, mas sim de um conjunto de pessoas, construída ao longo de alguns dias. E no dia 16 descobriremos o que a banca finalmente decidirá.
É interessante observar que ultimamente a OAB tem anulado ao menos 1 questão a cada edição da prova. Só não o fez no XXXI porque simplesmente naquela edição não tivemos questões erradas (a única edição, diga-se de passagem).
Ou seja: existe uma certa boa vontade da banca em anular, depois de anos pegando pesado sem anular nada na 1ª fase. Essa é a minha esperança!
E tal como vocês sabem, acredito que as anulações só ocorrerão nos recursos feitos (em primeira mão) aqui pelo Blog: a de Ética (Pedro) e a de Processo Penal (Nise).
37º Exame de Ordem: Recurso para questão de Ética Profissional
37º Exame de Ordem: Recurso para a questão da Nise (Processo Penal)
Sim! Outras questões podem ser anuladas, mas acho isso mais difícil. Apenas essas duas têm os requisitos que reputo necessários para que uma anulação aconteça. A banca tem um perfil muito conservador, e não está aberta a qualquer argumento.
É preciso saber o que a banca pensa, e levei muitos anos para achar esse ponto.
Guardo muita fé nas duas que indiquei. Dentro de 1 semana veremos o que a banca decidirá.
E, mais uma vez, não deixem de responder a enquete!