Uma olhadinha em 2 peças prático-profissionais de provas recentes da OAB

Sexta, 19 de outubro de 2012

Que tal olharmos peças práticas de Exames recentes para termos uma noção do que fazer na hora da prova?

Nada mal, não é?

Nem todas as provas a seguir expostas tiraram a nota máxima, mas em todas é possível ver onde o candidato errou e analisar pontualmente os acertos.

Prestem especial importância à estética das provas. Vejam que elas, de um modo geral, têm parágrafos homogêneos e passam uma ideia de organização, de coerência e de raciocínio claro.

Talvez seus professores tenham dados dicas de estruturação das peças distintas das provas expostas abaixo. Evidentemente que nada precisa ser padronizado ao extremo: o importante é a organização, exposição da redação com lógica e coerência, afora, evidentemente, o acerto no que é pedido no espelho.

Prestem atenção também na redação. Como os candidatos discorreram sobre o direito material e, em especial, como eles organizaram a vinculação entre os dispositivos legais e o raciocínio jurídico.

Não consegui, infelizmente, provas de todas as disciplinas, mas a lógica estrutural é igual para qualquer prova. É isso que importa.

A primeira prova é de Direito Penal com nota máxima no V Exame de Ordem. Vamos conferi-la?

Prova de Penal do V Exame de Ordem

Padrão de resposta

Obs. Na última folha o candidato riscou várias linhas e nem por isso deixou de tirar a nota máxima!

Espelho

Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5

Agora vamos dar uma olhada em uma prova de Direito do Trabalho do VI Exame de Ordem.

Aqui uma curiosidade. A prova abaixo foi muito bem resolvida, mas não tirou a nota máxima. E é exatamente isso que interessa: por que a candidato não tirou a nota máxima? Como a banca visualizou o erro e deixou de pontuar? Aqui temos desde a ausência total de pontuação em um item do espelho a pontuações parciais em dois itens, tudo devidamente grifado no espelho. Leiam a prova e tentem entender as razões para a não concessão da pontuação de forma integral.

Prova de Trabalho do VI Exame de Ordem

Padrão de Resposta

Espelho

Página 1 Página 2 Página 3 Página 4

O mais importante, pensando aqui na estrutura da peça, é mostrar clareza de raciocínio, organização dos parágrafos e a lógica da peça, em conformidade com o regulamentado no correlato Direito Processual.

Fazer a peça não é nenhum mistério, e tenho a certeza de que nos treinamentos vocês elaboraram peças muito assemelhadas com as aqui expostas. Se não, provavelmente pequenas alterações colocarão vocês no rumo.

NOTA: não tomem as peças acima como modelos paradigmáticos! Não existe um "melhor estilo" de redação. A regra é uma só: clareza de exposição e clareza de ideias. Obviamente que uma letra clara e bonita ajuda, mas não é essencial.

Leiam também:

Guia estratégico para a prova da 2ª fase do VIII Exame de Ordem

Aprendendo a buscar as informações no Vade Mecum durante a prova da OAB

Montando o esqueleto da prova da 2ª fase do Exame de Ordem

É melhor ser objetivo ou prolixo na 2ª fase da OAB? Pensando as respostas das questões subjetivas

Os pilares da prova da 2ª fase do Exame de Ordem

Amanhã teremos o nosso Facebook Cam! Vejam o banner abaixo e programem-se:

Para acompanhar basta entrar na nossa página no face - http://www.facebook.com/portalexamedeordem - e apertar o botão de curtir!

E no domingo não percam a mais tradicional Mesa Redonda do Exame de Ordem! Confiram a programação:

No domingo, após a prova da OAB, transmitiremos a mais tradicional Mesa Redonda da prova da OAB! Confiram a programação:

Análises de todas as disciplinas, em profundidade, feitas pelos professores do Portal Exame de Ordem!

Imperdível!

Então é isso! Boa noite!