Uma história mais do que comum: Estagiária é flagrada exercendo ilegalmente a advocacia

Sexta, 30 de setembro de 2016

Uma estagiária de direito foi denunciada por exercício ilegal da profissão de advogado em Monte Mor (SP) na quarta-feira (28). A denúncia partiu da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Capivari, que vinha investigando o caso. Valdirene Giatti trabalhava em uma sala em um prédio de Monte Mor.

Há dois meses a OAB recebeu a denúncia de que ela exercia ilegalmente a profissão. Na quarta-feira, após a confirmação de um cliente que ela se apresentava como advogada, Valdirene foi denunciada e ouvida pela polícia. Rafael Lopes de Carvalho, advogado da denunciada, negou a acusação e disse que ela exercia apenas as funções previstas de estagiária, mas não falou para qual escritório ela prestava serviços.

O presidente da OAB, Pedro Ricardo Boareto, disse que ela estava com uma carteira de estagiária vencida e não tinha inscrição na ordem.  ?Para exercer a função de estagiária é preciso estar inscrito na OAB e, mesmo na condição de estagiário, não pode se apresentar como se advogado fosse?, afirmou.

A carteirinha vencida desde maio foi apreendida pela polícia e a estagiária liberada. O delegado que investiga o caso disse que o depoimento da cliente e o escritório montado já caracterizam exercício ilegal da profissão. O caso vai para a Justiça e a OAB vai apurar há quanto tempo ela exercia a função.

Fonte: G1

Eis mais uma história de suposto exercício irregular da profissão praticado por estagiário de Direito.

E a culpa disto está nela, a pressa.

E esse tipo de pressa não faz nenhumsentido, pois não se consegue nada de útil para a carreira exercendo ilegalmente a profissão. Pode conseguir, é claro, um trocado aqui e ali, mas nada de consistente, nada de útil no longo prazo.

E a carreira na advocacia tem de ser, necessariamente, pensada no longo prazo. Um passo de cada vez, uma conquista após a outra.

Advogar antes de tirar a carteria da Ordem é pedir para abortar a carreira antes mesmo de iniciá-la. Todo o dinheiro e tempo investidos indo para o espaço.

Não faz sentido...