Uma boa noite para vocês!

Sábado, 18 de julho de 2015

véspera da prova da oab 2

Eu me lembro quando passei a primeira vez na OAB. No sábado, véspera da prova, fui dormir por volta das 3 da manhã, resolvendo todos os exercícios possíveis e imagináveis das disciplinas que eu havia eleito para mandar bem.

Eu imaginava que iria tirar uns 55 pontos (em 100).Acabei tirando 53, o que resolveu meu lado.

A questão é: não existe muito como controlar a ansiedade. Quem tem sangue nas veias e um sonho na cabeça sente muita pressão nesta hora.

É normal! Só uma pessoa muito madura, muito experimentada, não sente essa pressão. E olhe lá!

O ponto não é exatamente não sentir pressão ou não ter medo da prova. O ponto está ali, quando o fiscal autoriza os candidatos a resolverem a prova.

Aí sim é hora de se fazer a diferença!

Uma coisa é o antes, outra, bem diferente, é o momento da prova em si.

Nesse momento o foco pode ser aguçado com duas medidas bem simples:

1 - Ler com calma e muita atenção os enunciados, compreendendo bem o sentido da pergunta e o tipo de resposta exigido;

2 - Resolver a prova seguindo as disciplinas que o candidato mais domina. Com a progressão da percepção de que se está indo bem em um significativo número de questões seguidas, a confiança vai crescendo de forma assombrosa.

Aí o resto é consequência!

Importante também adotar uma postura quando se deparar com uma questão cuja resposta não pareça óbvia: pule ela.

Não gastem energia com o que vai consumir muito tempo. O primeiro ataque à prova deve ser ininterrupto, sequencial, sem parar. Depois deste primeiro ataque o candidato dá uma respirada e se debruça sobre as questões em que enfrentou maiores dificuldades.

Nesse momento, creiam, o nervosismo já virou pó!

Não existe, agora, uma fórmula do que é melhor a ser feito: estudar mais ou parar tudo e relaxar. Façam simplesmente o que a consciência mandar. Qualquer que seja a escolha, nesta noite de sábado, após tanto tempo de estudo, será uma escolha acertada.

Agora, neste momento, não é uma questão de saber muito ou pouco, e sim uma questão de se fazer bem a prova com o que cada um de vocês sabe.

Simples assim!

Estudando muito ou relaxando, uma boa noite!