Quinta, 13 de agosto de 2020
O presidente da OAB, Dr. Felipe Santa Cruz, acabou de participar de mais uma live e trouxe informações recentes sobre a aplicação do Exame de Ordem.
A live não foi sobre o Exame, mas sim sobre questões tributárias. Mas antes do convidado do presidente entrar na transmissão, ele foi respondendo às perguntas da audiência.
Resumi aqui os pontos que ele falou:
1 - Não há previsão ainda de adiamento da 2ª fase do XXXI Exame de Ordem;
2 - Ele quer ver se a prova se realiza na data anunciada (ou seja, no dia 04 de outubro);
3 - Existe ainda a chance de termos uma primeira fase neste ano. A previsão é de que seja imediatamente aplicada após a 2ª fase, (pelo o que entendi, o intervalo vai ser mais curto que o habitual);
4 - A OAB pretende fazer o exame neste ano. A vacina está chegando e em alguns lugares já é possível fazer a prova. A Ordem está avaliando semana a semana;
5 - Não tem como fazer a previsão do adiamento (da 2ª fase) com essa antecedência (se referindo a anunciar um eventual adiamento agora);
6 - Ele falou que vai fazer uma live com o coordenador do Exame, Dr. Simonetti, para tratar do Exame de Ordem (para tirar todas as dúvidas dos candidatos).
Ficou claro, e era algo já observado por mim, que a OAB não está com um planejamento específico, mas sim avaliando a situação semana a semana.
A OAB precisa apresentar um protocolo claro de retorno do Exame de Ordem
Está claro também que a Ordem quer aplicar a prova assim que possível, e por isso espera ao máximo antes de tomar qualquer decisão.
Agora é realmente esperar o posicionamento da OAB, e isso só deve acontecer final deste mês, quando faltar aproximadamente um mês para a prova da 2ª fase, da mesma forma como a Ordem fez nas oportunidades anteriores.