TV Câmara: Participação Popular destaca Exame da OAB

Sexta, 19 de agosto de 2011

Neste domingo (21/08), 21.840 candidatos participam da segunda fase de mais uma edição do exame da Ordem dos Advogados (OAB). O número equivale a apenas 18% do total de 121.309 inscritos. Os outros candidatos foram eliminados já na primeira fase da prova por reprovação ou abstenção.

A aprovação no exame é requisito para o exercício da profissão de advogado, mas o alto índice de reprovação, que chegou a 88,275% em sua última edição, tem decepcionado os participantes e levou à discussão da legalidade do exame à Justiça. O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa processo que questiona a exigência da prova para os advogados, e parecer do Ministério Público considerou o exame inconstitucional.

Os defensores da obrigatoriedade da prova afirmam que a OAB tem que manter o controle rígido porque a atividade do advogado tem caráter público e que as reprovações são consequência da baixa qualidade do ensino superior. Já os críticos afirmam que o exame é inconstitucional e acusam a Ordem de fazer reserva de mercado ao aplicar uma prova com ?pegadinhas? que induzem ao erro.

A TV Câmara vai debater o assunto com deputados e a população, que pode participar ao vivo, pelo telefone 0800-619619, pelo e-mail participacaopopular@camara.gov.br ou pelo twitter.com/participacaopop. Transmissão simultânea pela Rádio Câmara.

Fonte: TV Câmara