TRE/RJ determina retirada de bandeira em prédio de Faculdade de Direito

Quarta, 24 de outubro de 2018

TRE/RJ determina retirada de bandeira em prédio de Faculdade de Direito

Na noite de ontem (23/10) fiscais do TRE-RJ retiraram uma bandeira com a mensagem ?Direito UFF (Universidade Federal Fluminense) Antifascista?, que estava pendurada na entrada do prédio da faculdade de Direito.

A faixa havia sido pendurada pelo Centro Acadêmico Evaristo da Veiga, que acompanhou o trabalho dos fiscais durante a retirada. 

Segundo alunos e professores, os funcionários do TRE-RJ não se identificaram e alegaram o cumprimento de um ?mandado verbal? expedido pela juíza Maria Aparecida da Costa Bastos. Após o acontecimento, foi feito um registro de ocorrência administrativo para denunciar e investigar o fato. 

Os fiscais do TRE afirmaram que o ?mandado verbal? se fundamentava em propaganda política irregular e ?negativa?.

Houve revolta entre alunos e professores, e os fiscais deixaram a instituição sob gritos de "fascistas".

Segundo os estudantes e alguns professores, a faixa não representava um ato de campanha eleitoral, pois só tinha os dizeres "Direito UFF Antifascista".

O centro acadêmico publicou a seguinte nota em sua página no facebook: 


Os professores pediram para ver o mandado de apreensão e os fiscais disseram que tem apenas um mandado "verbal". Na semana passada, o TRE esteve no Sindicato dos Metalúrgicos da cidade, em ação semelhante.

Foi convocado para hoje um ato ?de resistência, contra o autoritarismo do TRE e contra o fascismo?, na Faculdade de Direito da UFF, a partir das 19h.