Chegou o dia da verdade! Teremos anuladas no XXV Exame de Ordem?

Terça, 8 de maio de 2018

Chegou o dia da verdade! Teremos anuladas no XXV Exame de Ordem?

Hoje é um dia especial para todos os que dependem de anulações na 1ª fase do XXV Exame da OAB. Chegou finalmente o momento de se retirar o véu da dúvida quanto a efetivação, ou não, de anulações na atual prova objetiva.

Faço recursos publicamente para o Exame de Ordem desde 2007, mesmo antes mesmo de criar o Blog, e minha percepção quanto ao sucesso dos recursos acompanha a lógica da OAB neste tema. E cada vez mais tem se tornado desafiador conseguir anular qualquer questão em uma 1ª fase.

A margem para bons recursos foi mínima! Incrivelmente, foi menor até mesmo na prova passada, quando tivemos mais aprovados e uma menor perspectiva de anulações.

Agora, neste XXV Exame, temos até mesmo menos recursos para os candidatos (o Blog mesmo só apresentou um recurso) mas um pouco mais de esperança quanto a possibilidade de anulações.

Apesar de tudo, ainda acredito na possibilidade de ao menos uma anulação hoje.

Vigora sempre a mesma máxima para os candidatos: É preciso tentar sempre!

Na prova passada apostamos forte na anulação da questão com erro material, tanto é que fomos os únicos a fazer um recurso para esta questão, e para a nossa sorte foi exatamente aquela questão que acabou por ser anulada.

Questões com erros materiais na OAB são as melhores apostas para eventuais anulações

Mas desta vez, agora no XXV Exame de Ordem, não tivemos nenhum erro material passível de ser atacado.

Nosso foco acabou sendo direcionado para a questão do Estúdio Max: XXV Exame de Ordem: recurso para a questão do Estúdio Max

Vi outros recursos, é claro, mas a OAB não tem anulado questões com dupla interpretação possível ou divergência doutrinária ou jurisprudencial. A margem para anulações nestes casos é insignificante.

Evidentemente, recurso na OAB está longe de ser uma ciência exata, dada a imprevisibilidade da banca. Ou melhor, dada a atual tendência de não anular nada.

Talvez as chances nesta edição sejam um pouco maiores em função da baixa aprovação na 1ª fase. Não foi a pior de todos os tempos mas foi significativa.

Aprovados na 1ª fase do XXV Exame de Ordem: 29.892 examinandos.

A esperança não é vã!

A divulgação de eventual anulação ou não deve ocorrer, provavelmente, no período da tarde, como ultimamente tem acontecido.

Se nada for anulado, os recorrentes deverão apostar suas fichas no XXVI Exame de Ordem.

Confiram o calendário do Exame neste ano:

Calendário 2018 do Exame de Ordem

Estamos a dois meses e 3 semanas da próxima prova objetiva da OAB.

Se houver ao menos uma anulação os beneficiados terão 19 dias de preparação.

É um lapso temporal curto, muito curto, sendo bem difícil esgotar todo o conteúdo.

Vamos acompanhar bem de perto todos os detalhes para informá-los em tempo real de qualquer novidade.

Tenham fé!