Sexta, 29 de agosto de 2014
Oremos, jovens, oremos!
Hoje é dia de orar bastante e esperar que as luzes da razão e da sabedoria incidam nas cabeças dos responsáveis pelas anulações das questões na 1ª fase do Exame de Ordem.
Isso porque seria trágico termos mais uma edição da prova sem NENHUMA anulação, como se os erros nas questões da 1ª fase simplesmente não existissem.
E nós sabemos que eles estão lá, só esperando serem reconhecidos pela banca, pois pelo Direito eles são insofismáveis.
Muito bem! Hoje a FGV vai nos dizer finalmente se teremos ou não questões anuladas e publicará a lista definitiva de aprovados para a 2ª fase! Também saberemos quem assegurará para si o direito de ir para a repescagem no XV Exame de Ordem.
Inscreveram-se para a repescagem 17.185 candidatos reprovados na 2ª fase do Exame passado. Nesta edição, segundo o UOL, tivemos 110.820 inscritos, sendo que destes 38.014 foram aprovados na 1ª fase. Logo, temos um total de 55.199 examinandos certos na próxima 2ª fase aguardando apenas a divulgação da lista final de aprovados.
Vamos rever, mais uma vez, o histórico de anulações registrado pelo Blog desde o advento da era FGV:
IV Unificado - 3 questões
V Unificado - 1 questão
VI Unificado - 2 questões
VII Unificado - 4 questões
VIII Unificado - Nenhuma anulação
IX Unificado - 3 questões
X Unificado - Nenhuma anulação
XI Unificado - 1 questão
XII Unificado - Nenhuma anulação
XIII Unificado - Nenhuma anulação
XIV Unificado - ?????????
Pelos erros na prova eu estava esperando por até 3 anulações. É o que faria mais sentido em função das falhas. Vamos ver o que a banca nos apresentará.
Infelizmente existe a perspectiva tangível de que nenhuma seja anulada. Infelizmente o universo das anulações se assemelha ao fantástico mundo de Bob, onde o improvável pode acontecer.
Olhem a relação acima de anulações, em especial, dada a proximidade temporal, a partir do VII Exame. Vocês realmente acham que não tivemos vários recursos protocolados pelos candidatos nestas edições? Vocês acham mesmo, por exemplo, que no VIII, no X, XII ou XIII nada estava errado?
SEMPRE temos questões problemáticas e NUNCA, nunca mesmo, as anulações correspondem ao que os examinandos efetivamente tentam impugnar via recurso.
E essa lógica se manifesta edição após edição da prova.
Uma regra: o número de anuladas nunca corresponde ao volume de recursos apresentados e o errado pode ser visto como certo.
Justo, injusto, certo ou errado, quem manda é a Comissão do Exame de Ordem e, em especial, os membros da Banca Recursal, e o resultado final é sempre resultado da visão deste pequeno colegiado sobre os recursos.
Vejamos agora o quadro de probabilidades de aprovação em razão do número de questões anuladas:
Candidato com 39 pontos - Se a OAB anular uma questão, a probabilidade de que essa questão seja uma das que você errou é de 50%. Se anular duas, 75% e se anular três, 95% de chances.
Candidato com 38 pontos - Se a OAB anular duas questões, a probabilidade de que essas questões sejam duas das que você errou é de 25%. Se anular três, 50%, e se anular quatro, 75% de chances.
Candidatos com 37 pontos - Se a OAB anular três questões, a probabilidade de que essas questões sejam três das que você errou é de 7,5%. Se anular quatro, 25%, e se anular cinco, 50% de chances.
E o horário do resultado? Geralmente a lista é divulgada no final da tarde, por volta das 17 ou 18h. Tem sido assim nas últimas edições e não há razões para ser diferente agora. Evidentemente a FGV pode divulgar antes, mas não é algo tão provável assim. Teremos de esperar.
Preparem-se para um longo dia hoje. Fiquem ligados aqui no Blog e nas nossas redes sociais, pois estaremos antenados em qualquer novidade!
Quando a OAB divulgar alguma coisa, certamente será por um dos 3 links abaixo:
Página da FGV para o XIV Exame
Página com notícias institucionais do Exame
Hoje saberemos a verdade!