Tentando destrinchar a estrutura de distribuição de pontos no Padrão de Resposta

Segunda, 23 de julho de 2012

Como serão estruturados os padrões de resposta de todas as disciplinas amanhã? essa é a dúvida do momento entre os candidatos, ansiosos por antecipar se o desempenho na prova foi bom.

Vou tentar aqui fazer uma projeção sobre a pontuação, e, mesmo assim, será algo apenas aproximado. Não é possível identificar com absoluta clareza quais os itens serão pontuados e muito menos quantos pontos cada um receberá.

Isso porque a FGV não apresentou nas edições passadas do Exame um critério único de atribuição de pontos ou de estruturação dos espelhos. Há uma variedade de apresentações e pontuações, o dificultando uma antecipação da distribuição dos pontos em cada padrão.

Entretanto, há uma relativa lógica na construção dos padrões, e sobre essa lógica é possível trabalhar uma projeção.

Observando os espelhos e padrões de provas passadas podemos ver uma subdivisão básica e elementar em suas estruturas: ""Competência, partes, identificação da ação ou do recurso"", ""Preliminares e mérito"" e ""Pedidos"".

Aparentemente a subdivisão obedece a duas regras. A primeira está correlacionada com o tamanho das preliminares e do mérito, e a segunda com a importância dos pedidos para a prova. Quanto maior o mérito, mais pontos são destinados a esse grupo, e, quanto mais importante for declinar corretamente os pedidos, a importância passa para esse último grupo.

As provas de Trabalho e Penal tiveram forte ênfase no mérito, gerando um desequilíbrio na distribuição da pontuação. Trabaçho, em especial, teve um mérito gigantesco, e quase com certeza o grosso da pontuação será destinada e este ponto.

Muito provavelmente essa lógica será repetida, de forma aproximada, no próximo padrão de resposta. Ou seja, quanto mais extenso o mérito, mais pontos ele aglutinará.

Vejamos o que ocorreu no VI Exame de Ordem:

1 - Competência, partes, identificação da ação ou do recurso

Administrativo - 1,00

Constitucional - 1,50

Empresarial - 0,50

Penal - 1,00

Trabalho - 0,50

Tributário - 0,30

Civil - 1,50

2 - Preliminares e mérito

Administrativo - 2,75

Constitucional - 1,75

Empresarial - 3,25

Penal - 3,50

Trabalho - 4,20

Tributário - 3,20

Civil - 2,00

3 - Pedidos

Administrativo - 1,25

Constitucional - 1,75

Empresarial - 1,25

Penal - 0,50

Trabalho - 0,30

Tributário - 1,50

Civil - 1,50

Vamos agora olhar a distribuição dos pontos nos espelhos das provas do V Unificado:

1 - Competência, partes, identificação da ação ou do recurso

Administrativo - 1,75

Constitucional - 1,50

Empresarial - 0,75

Penal - 1,25

Trabalho - 0,50

Tributário - 0,20

Civil - 1,60

2 - Preliminares e mérito

Administrativo - 1,75

Constitucional - 1,00

Empresarial - 3,75

Penal - 3.50

Trabalho - 4,20

Tributário - 2,80

Civil - 0,60

3 - Pedidos

Administrativo - 1,50

Constitucional - 2,50

Empresarial - 0,50

Penal - 0,25

Trabalho - 0,30

Tributário - 2,00

Civil - 2,80

Por fim estabelecemos uma comparação com os espelhos do IV Exame de Ordem Unificado para verificarmos, olhando as últimas 3 edições, a possibilidade de se identificar algum padrão de distribuição de notas:

1 - Competência, partes, identificação da ação ou do recurso

Administrativo - 1,50

Constitucional - 2,00

Empresarial - 0,50

Penal - 1,00

Trabalho - 0,50

Tributário - 0,50

Civil - 1,30

2 - Preliminares e mérito

Administrativo - 2,25

Constitucional - 2,25

Empresarial - 3,00

Penal - 2,00

Trabalho - 4,00

Tributário - 3,50

Civil - 2,10

3 - Pedidos

Administrativo - 1,25

Constitucional - 0,50

Empresarial - 1,50

Penal - 2,00

Trabalho - 0,50

Tributário - 1,00

Civil - 1,60

Vamos agora estabelecer uma comparação entre as diferentes edições e os tópicos de cada uma, para ver se é possível traçar um padrão.

Há de se ressaltar a existência de um relativismo no padrão: não existe uma regra definida e nem a possibilidade de extrair uma dos padrões de resposta anteriores, apenas e exclusivamente é possível projetar um equilíbrio de distribuição de nota edição após edição.

Vamos conferir:

Administrativo

Competência, partes, identificação da ação ou do recurso

IV - 1,50

V - 1,75

VI - 1,00

Preliminares e mérito

IV - 2,25

V - 1,75

VI - 2,75

Pedidos

IV - 1,25

V - 1,50

VI - 1,25

Constitucional

Competência, partes, identificação da ação ou do recurso

IV - 2,00

V - 1,50

VI - 1,50

Preliminares e mérito

IV - 2,25

V - 1,00

VI - 1,75

Pedidos

IV - 0,50

V - 2,50

VI - 1,75

Empresarial

Competência, partes, identificação da ação ou do recurso

IV - 0,50

V - 0,75

VI - 0,50

Preliminares e mérito

IV - 3,00

V - 3,25

VI - 3,75

Pedidos

IV - 1,50

V - 0,50

VI - 1,25

Penal

Competência, partes, identificação da ação ou do recurso

IV - 0,25

V - 1,25

VI - 1,00

Preliminares e mérito

IV - 2,00

V - 3,50

VI - 3,50

Pedidos

IV - 2,00

V - 0,25

VI - 0,50

Trabalho

Competência, partes, identificação da ação ou do recurso

IV - 0,50

V - 0,50

VI - 0,50

Preliminares e mérito

IV - 4,00

V - 4,20

VI - 4,20

Pedidos

IV - 0,50

V - 0,30

VI - 0,30

Tributário

Competência, partes, identificação da ação ou do recurso

IV - 0,50

V - 0,20

VI - 0,30

Preliminares e mérito

IV - 3,50

V - 2,80

VI - 3,20

Pedidos

IV - 1,00

V - 2,00

VI - 1,50

Civil

Competência, partes, identificação da ação ou do recurso

IV - 1,30

V - 1,60

VI - 1,50

Preliminares e mérito

IV - 2,10

V - 0,60

VI - 2,00

Pedidos

IV - 1,60

V - 2,80

VI - 1,50

Dá para perceber que existe uma sistemática relativamente uniforme de distribuição das notas por temas em cada disciplina. Não há, e isso é claro, um rigor absoluto nessa distribuição, mas o equilíbrio em muitos casos é patente.

Essa abordagem é o máximo que consegui fazer no sentido de tentar chegar perto de uma projeção. Seria possível tentar individualmente atribuir notas para cada item desvelado nos gabaritos extraoficiais, mas isso produziria um resultado muito menos confiável.

Quanto maior a aproximação por tópico e o detalhamento, maior a probabilidade de gerar falsas percepções. Um décimo para baixo e o candidato pode achar que está reprovado. A mesma lógica se aplica ao inverso.

Amanhã serão publicados os padrões e poderemos ver se a FGV manterá a lógica na distribuição dos pontos.