Tem algum vade mecum do mercado com problema e não pode ser usado na OAB?

Terça, 6 de maio de 2014

3

A imagem acima é de um "Mapa de Localização Rápida para a Prova da Segunda Fase da OAB" que faz parte do vade mecum 2014 da Editora Saraiva.

Este mapa tem gerado alguma controvérsia entre os candidatos pois supostamente ele seria proibido na prova.

Nada mais longe da verdade!

O mapa tão somente apresenta as leis mais cobradas na 2ª fase da OAB pela FGV. Nada além disto!

Ele, na prática, apesar do nome pomposo, não passa de um índice remissivo simplificado. E todo vade mecum do mercado tem um índice remissivo. Este, em específico, só é mais enxuto e colorido.

Sim, é verdade que no ano passado surgiu uma polêmica com o vade mecum do 1º semestre de 2013 da Saraiva, mas este problema ficou adstrito àquela edição.

E qual é a situação dos vade mecuns de 2014?

Olhei os principais vade mecuns do mercado publicados em 2014 e NENHUM deles contraria o edital. Rideel, Saraiva, RT e Impetus (foram os que eu olhei) estão dentro das especificações do atual edital.

Isso não quer dizer, todavia, que problemas não possam ocorrer com QUALQUER destes vade mecuns, pois sempre chegam histórias (isoladas) de problemas com TODOS os vade mecuns. Não raro os fiscais de sala criam celeumas desnecessárias, mas isso deve ficar na conta do imponderável. De bundinha de neném, cabeça de juiz e de fiscal da OAB, tudo pode sair.

Na prática, seguindo os ditames do edital, hoje não vejo nenhum material com problema.

Certo?